Papa Francisco não está 'fora de perigo', afirma equipe médica
Papa Francisco está internado para tratar uma pneumonia dupla
Por Da Redação.
A situação médica do Papa Francisco, que enfrenta uma pneumonia bilateral, foi atualizada nesta sexta-feira (21) pela equipe médica do religioso, que afirmou que Francisco não corre risco de morte.
"Se a pergunta for: O papa está fora de perigo? Não, ainda não. Mas ele está em perigo mortal agora? A resposta, mais uma vez, é não. Há alguns minutos ele saiu da sala para ir à capela rezar. A cabeça é de um homem de cinquenta anos. Mas ele me disse: 'Eu percebo que a situação é séria'. A doença crônica continua, às vezes ele fica com falta de ar e a sensação não é agradável para ninguém", disse o médico Sergio lfieri à imprensa.

Equipe médica afirmou que o Papa não corre risco de vida. Foto: Reprodução| Vatican News
O Vaticano também afirmou nesta sexta que o papa teve uma noite tranquila de sono. “A noite correu bem. Esta manhã, o Papa Francisco se levantou e tomou o café da manhã”, informou a instituição. “As condições clínicas estão melhorando ligeiramente e seus parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis. O Papa tem alguns focos de pneumonia, continua respirando de forma autônoma e o coração segue forte”, disse o comunicado da Santa Fé.
Inicialmente, o papa foi tratado por um quadro de bronquite, que evoluiu para uma infecção polimicrobiana nas vias respiratórias. Uma tomografia confirmou a pneumonia nos exames laboratoriais, a radiografia do tórax e a condição clínica do Santo Padre continuam a apresentar um quadro complexo.
Quadro de saúde
Ainda não há previsão de alta hospitalar. Esta é a quarta hospitalização de Francisco em quatro anos. A primeira ocorreu em julho de 2021, quando o pontífice foi submetido a uma cirurgia devido a uma diverticulite. A segunda foi em março de 2023, por uma bronquite infecciosa, e a terceira, em junho do mesmo ano, devido ao risco de obstrução intestinal.

Papa Francisco não corre risco de vida. Foto: Reproduçaõ| Redes Sociais
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).