Geral

OMS anuncia corte de custos após saída dos Estados Unidos

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, fez o anúncio nesta segunda-feira (3)

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, anunciou nesta segunda-feira (3) um conjunto de medidas para reduzir custos e priorizar programas essenciais da entidade. A decisão veio após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmar a retirada do país da lista de Estados-Membros da OMS.  


“O anúncio dos Estados Unidos tornou nossa situação ainda mais crítica”, declarou Tedros durante a abertura da reunião anual do conselho executivo da organização. “Informamos um conjunto de medidas com efeito imediato para proteger ao máximo nossa força de trabalho.”  


Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus | Divulgação: OMS

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus | Divulgação: OMS




Entre as ações anunciadas, o diretor-geral destacou o realinhamento estratégico de recursos, o congelamento da contratação de novos profissionais de saúde – salvo em áreas críticas –, a redução de despesas com viagens, a renegociação de contratos para aquisição de insumos e a diminuição de investimentos.  


Tedros também defendeu as recentes reformas conduzidas pela OMS e fez um apelo para que os Estados Unidos reconsiderem sua decisão. “Lamentamos a decisão e esperamos que os Estados Unidos reconsiderem. Acolheríamos com agrado um diálogo construtivo para preservar e reforçar a relação histórica entre a OMS e os Estados Unidos”, afirmou.





Siga a gente no InstaFacebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp). 



Tópicos relacionados

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.