'Obrigado por me trazer de volta', disse papa a enfermeiro antes de morrer

Cansado, mas satisfeito, Papa Francisco reiterou: “Obrigado por me trazer de volta à Praça”

Por Da Redação.

O Vaticano divulgou, nesta terça-feira (22), que as últimas palavras do Papa Francisco foram de gratidão. O pontífice, que faleceu aos 88 anos na madrugada de segunda-feira (21), agradeceu ao seu assistente de saúde pessoal, Massimiliano Strappetti, por tê-lo encorajado a sair pela última vez no papamóvel, no domingo (20), após a bênção Urbi et Orbi.

'Meu povo é pobre e eu sou um deles': conheça a história do Papa Francisco

“Obrigado por me trazer de volta à Praça”, teria dito Francisco, segundo relato oficial. Após a aparição, ele descansou durante a tarde, jantou com tranquilidade e adoeceu subitamente ao amanhecer do dia seguinte, vindo a falecer horas depois.

+ Funeral do Papa Francisco será realizado no sábado, diz Vaticano

+ Quem é Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador que vai ao Conclave

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Strappetti, enfermeiro nomeado assistente de saúde pessoal do Papa em 2022, já havia sido citado anteriormente pelo pontífice por ter recomendado a cirurgia no cólon que, segundo Francisco, salvou sua vida. Ele acompanhou o Papa durante os 38 dias de internação no Hospital Gemelli, em Roma, e seguiu ao seu lado durante a recuperação na Casa Santa Marta, onde o pontífice residia.

Na véspera da Páscoa, sábado (19), os dois revisaram juntos o percurso que seria feito no domingo. O Papa quis surpreender os cerca de 50 mil fiéis presentes com um último passeio na Praça de São Pedro. Ainda assim, hesitou e perguntou a Strappetti: “Você acha que eu aguento?”.

Brasileiros estão entre cotados à sucessão do Papa Francisco; veja lista

Durante a volta no papamóvel, Francisco cumprimentou a multidão, com atenção especial às crianças. Foi sua primeira aparição pública após a alta hospitalar — e também a última entre os fiéis. Cansado, mas satisfeito, ele reiterou: “Obrigado por me trazer de volta à Praça”.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

De acordo com o Vaticano, pouco antes de morrer, o Papa fez um gesto de despedida com a mão para Strappetti e entrou em coma, deitado na cama de seu apartamento no segundo andar da Casa Santa Marta. Testemunhas afirmam que ele não sofreu e que a morte foi rápida. O atestado de óbito indica que Francisco sofreu um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de insuficiência cardíaca.

O funeral do Papa Francisco será realizado no sábado (26), às 10h (5h no horário de Brasília), na Basílica de São Pedro. A data foi anunciada nesta terça-feira, após a primeira Congregação Geral dos cardeais.

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.