Nova defensora-geral do Estado toma posse e aponta metas da nova gestão
Camila Angélica Canário assume o cargo de defensora-geral do Estado e afirma que gestão terá foco em inovação, transparência e atuação extrajudicial
Por, Lucas Pereira e João Brandão.
A nova defensora-geral do Estado da Bahia, Camila Angélica Canário de Sá Teixeira, foi empossada nesta quinta-feira (20) e já delineou as principais metas de sua gestão durante o biênio 2025-2027. Ao Aratu On, a profissional falou sobre a expectativa da gestão e quais pontos serão trabalhados na Defensoria Pública (DPE/BA) durante seu comando.
"A expectativa é a melhor possível. A gente pretende produzir e participar ativamente do processo de integração de políticas públicas, integrar o nosso papel no sistema de justiça, nos organismos de Estado e perante a sociedade civil. A gente pretende fazer uma expansão sustentável, responsável, estruturada", contou Camila ao repórter João Brandão.
A nova defensora também destacou a importância de ampliar a atuação extrajudicial da DPE/BA, promovendo soluções que vão além da tradicional judicialização das demandas. "Pretende sim comentar a extrajudicialidade, entender que a Defensoria Pública é muito mais do que alguém que judicializa a demanda e a gente quer trazer sim, porque não falar, transparência, inovação, eficiência, porque quem se beneficia com isso é a sociedade baiana", ressaltou.
Defensora-Geral do Estado
A cerimônia de posse aconteceu no Auditório Jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Estiveram presentes autoridades como o secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, e o procurador-geral do Estado, Pedro Maia.
Camila assumiu o comando da Defensoria no dia 2 de março, durante o Carnaval. Na ocasião, em sessão solene, o Conselho Superior da Defensoria oficializou a transmissão do cargo, antes ocupado por Firmiane Venâncio.
Nomeada pelo governador Jerônimo Rodrigues, Camila foi uma das três mais votadas na eleição interna da DPE/BA para compor a lista tríplice encaminhada ao chefe do Executivo. A atual defensora-geral fez uma campanha vitoriosa em conjunto com as outras duas integrantes da lista – Mônica Soares e Laíssa Rocha –, que assumiram o posto de subdefensora-geral e de coordenadora executiva das Especializadas da DPE/BA, respectivamente.
Defensora pública na Bahia desde 2007, Camila Canário é titular na área de Auditoria Militar, onde, desde 2019, atua em defesa da igualdade de representatividade feminina nas carreiras militares. Também já integrou o Núcleo Criminal da DPE/BA e atuou nas áreas de Família, Cível, Consumidor, Idoso e Fazenda Pública.
Em sua trajetória na instituição, foi conselheira suplente do Conselho Superior da DPE/BA (biênio 2023-2025), diretora da Associação de Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (biênio 2013-2015) e ocupou cargos administrativos, como coordenadora do Núcleo de Proteção ao Idoso (2010-2011) e corregedora auxiliar (2018).
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).