Defensoria Pública da Bahia define lista tríplice; veja os nomes

O pleito da Defensoria registrou apenas um voto em branco, reafirmando o compromisso da categoria com o processo democrático

Por Da Redação.

Em uma eleição marcada pela representatividade e participação expressiva, 426 defensoras e defensores públicos estaduais da Bahia escolheram Mônica Soares, Camila Canário e Laissa Rocha para compor a lista tríplice que definirá a próxima defensora pública-geral da Bahia (DPE/BA) para o biênio 2025-2026. O pleito registrou apenas um voto em branco, reafirmando o compromisso da categoria com o processo democrático.

A votação ocorreu de forma on-line entre 9h e 16h, por meio de um sistema eletrônico desenvolvido pela própria DPE/BA. Os participantes puderam votar remotamente ou presencialmente na seção eleitoral, localizada na sede da instituição, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

Lista tríplice é definida na Defensoria | Foto: Dedeco Macedo

Na apuração, Mônica Soares liderou com 247 votos (26,94%), seguida por Camila Canário com 236 votos (25,74%) e Laissa Rocha com 228 votos (24,86%). A defensora Firmiane Venâncio, que concorria à reeleição, ficou em quarto lugar, com 205 votos (22,36%).

A lista tríplice, formalizada em ata pela Comissão Eleitoral, será publicada no Diário Oficial Eletrônico, e o governador tem até 15 dias para nomear a nova chefe da DPE/BA.

“Parabenizo as candidatas e desejo que o governador escolha a mais preparada para liderar essa instituição democrática. Pela primeira vez, tivemos quatro mulheres na disputa, o que engrandece ainda mais este processo democrático”, declarou Soraia Ramos, defensora pública-geral em exercício.

O pleito foi conduzido pela Comissão Eleitoral, composta pelos(as) defensores(as) Liliana Cavalcante, Gilmar Bittencourt e Daniela Azevedo. O sistema eletrônico garantiu segurança e transparência, com senhas pessoais para cada membro da comissão e emissão da zerésima antes do início da votação, comprovando a ausência de votos no sistema.

A eleição também contou com o acompanhamento das candidatas, fiscais, a corregedora-geral Janaína Canário e a presidenta da ADEP/BA, Bethânia Ferreira. A Coordenação de Modernização e Informática da DPE/BA supervisionou o processo técnico, assegurando a integridade do sistema.

A Comissão Eleitoral destacou a relevância do pleito para fortalecer a instituição: “Confiamos que o resultado trará uma escolha que valorizará a gestão e os serviços prestados à população.”

Leia Mais: Porto Seguro: licitação-relâmpago de aeroporto confirma empresa especulada

Siga a gente no InstaFacebookBluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Comentários

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.