Porto Seguro: licitação-relâmpago de aeroporto confirma empresa especulada
Contrato para nova gestão do Aeroporto de Porto Seguro terá vigência de 12 meses, e foi detalhado no Diário Oficial do Estado deste sábado
Fonte: Da Redação
A dispensa de licitação para a concessão do Aeroporto Internacional de Porto Seguro, finalizada em apenas 10 dias, confirmou o que já era amplamente especulado: a Socicam Infraestrutura e Participações Ltda. venceu o processo. Publicado neste sábado (25), o contrato oficializa a empresa como nova concessionária.
Aeroporto de Porto Seguro oficializa contrato com concessionária. Foto: Matheus Landim/GOVBA
Desde que a dispensa foi anunciada, no Diário Oficial de 15 de janeiro, o curto prazo para o envio de propostas gerou desconfiança. Menos de 10 dias foram dados para que empresas interessadas organizassem documentação e apresentassem suas ofertas, o que operadores do mercado consideraram inviável para concorrentes sem conhecimento prévio do certame. Nos bastidores, já se apontava que as exigências técnicas e o critério de maior outorga estavam alinhados ao perfil da Socicam.
+ Primeiro voo de deportados dos EUA chega ao Brasil após posse de Trump
A confirmação da empresa vencedora, publicada neste sábado, reforça a impressão de que o resultado já era conhecido antes mesmo do início do processo. A Socicam, que administra outros empreendimentos importantes na Bahia, como os aeroportos de Ilhéus, Vitória da Conquista e Comandatuba, além do terminal de lanchas Salvador-Mar Grande, demonstrou interesse estratégico no terminal de Porto Seguro, localizado em uma das regiões mais turísticas do estado.
A atual concessionária, Sinart, vinha sendo alvo de críticas há mais de quatro anos devido às condições precárias do aeroporto. Problemas como a falta de ar-condicionado, instalações obsoletas e filas constantes no embarque pressionavam pela mudança na gestão. No entanto, a condução acelerada e pouco transparente do processo de concessão levanta questionamentos sobre a lisura da operação.
O contrato emergencial, que terá vigência de 12 meses e estipula um pagamento mensal de R$ 450 mil, foi detalhado no Diário Oficial do Estado deste sábado.
Contudo, críticos do setor apontam que a dispensa de licitação deveria ter sido conduzida com maior transparência e um prazo mais razoável, permitindo a participação de um número maior de empresas e evitando a impressão de favorecimento.
Empresa Socicam terá vigência de 12 meses e estipula um pagamento mensal de R$ 450 mil. Foto: Matheus Landim/GOVBA
Leia Mais: Aeroporto de Porto Seguro tem dispensa de licitação para nova concessão; veja vídeo
Siga a gente no Insta, Facebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).