"Uma sacanagem": ambulantes reclamam de cadastramento para Festival da Virada; veja vídeo
A repórter Cláudia Meneses e o cinegrafista Luciano Lima flagraram o empurra-empurra entre os trabalhadores que tentavam entrar na sede da Semop e eram impedidos por guardas municipais.
Uma confusão foi registrada na manhã desta segunda-feira (19/12), em frente a sede da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), no bairro da Mata Escura, em Salvador. Ambulantes que tentavam se cadastrar para trabalhar no Festival da Virada 2023 reclamavam da falta de organização do órgão. O atendimento deve ir até às 12h de quinta-feira (20/12), segundo a pasta.
A repórter Cláudia Meneses e o cinegrafista Luciano Lima flagraram o empurra-empurra entre os trabalhadores que tentavam entrar na sede da Semop e eram impedidos por guardas municipais. "Uma sacanagem, falta de respeito. O povo que chegou agora quer passar na frente", disse uma ambulante que teria chegado 2h da manhã no local. "O outro só está ali de enfeite, de poste", disse ao vivo, referindo-se a um funcionário.
Uma outra vendedora ambulante comentou que só teria se dirigido ao local depois de diversas tentivas sem resultado através do site usado para o cadastramento. "Eles não providenciam melhorar o site para a gente. Toda vez que tem festa é essa agonia", criticou. "Eu fiquei em casa tentando pelo site e não consegui. Às 10h05 que eu consegui entrar e já tava tudo vermelho, tudo esgotado", contou, afirmando que as licenças teriam esgotado em 5 minutos.
Em nota, a Secretaria de Ordem Pública de Salvador (Semop) informou que as 600 vagas disponibilizadas pela internet foram encerradas. De acordo com o órgão, não houve qualquer tipo de queda no site, apenas uma lentidão devido ao grande número de acessos à página, o que não teria prejudicado o processo de inscrição.
Os ambulantes que conseguiram a licença devem comparecer entre os dias 26 e 27 deste mês, no centro de distribuição da patrocinadora do evento, localizado no Parque dos Ventos, na Avenida Octávio Mangabeira, Boca do Rio, das 10h às 17h, apresentando os originais do Documento de Arrecadação Municipal (DAM), comprovante de pagamento e documento de identidade original.
PRÓXIMO PASSO
Os que conseguirem o cadastro deverão comparecer entre os dias 26 e 27, no centro de distribuição da patrocinadora do evento, localizado no Parque dos Ventos, na Avenida Octávio Mangabeira, s/n, Boca do Rio, das 10h às 17h. Os documentos necessários são o comprovante de pagamento do DAM e RG originais. Não serão aceitas cópias.
No local, os ambulantes poderão para retirar os kits com isopores e participar de palestras sobre a legislação municipal, licenciamento, técnicas de vendas, permissão de produtos, noções de higiene, proibição de trabalho infantil e venda de bebida alcoólica para menores de 18 anos.
Não será permitida a comercialização de produtos em carros de mão, carros-prancha, caixotes, churrasqueiras, nem bebidas pré-preparadas artesanalmente. Também é proibido o uso de embalagens reaproveitadas de vidro, alumínio ou louças.
Todo material irregular será apreendido pelas equipes de fiscalização e encaminhados para o Setor de Guarda de Bens Apreendidos (Segub), na Avenida San Martin, na sede da Guarda Civil Municipal.
Para recuperar o material, o licenciado deverá comparecer à Segub depois do encerramento da festa, com RG, auto ou lacre de apreensão, mediante pagamento de multa no valor de R$ 151,33.
LEIA MAIS: FGTS: Caixa publica cronograma para saque-aniversário em 2023
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!