Geral

MP anuncia criação de força-tarefa para apurar as 28 mortes ocorridas no Jacarezinho

Além das mortes ocorridas na ação, entre elas a de um policial civil, a investigação também irá apurar casos de abuso policial.

Por Da Redação

MP anuncia criação de força-tarefa para apurar as 28 mortes ocorridas no Jacarezinho Fabiano Rocha/divulgação Voz da Comunidade

Uma força-tarefa foi criada para investigar as 28 mortes ocorridos durante a operação da Polícia Civil na favela Jacarezinho, no Rio de Janeiro, conforme anunciou o procurador-geral de Justiça do Rio, Luciano Matos. A informação foi divulgada nesta terça-feira (11/5). 


De acordo com o procurador, o grupo contará com o promotor natural do caso, André Cardoso, além de três outros promotores, peritos e técnicos do Ministério Público do Rio (MP-RJ).


Desde que ocorreu a operação, no dia 6 de maio deste ano, o MP-RJ vem sendo alvo de cobranças por conta da necessidade de uma apuração independente sobre a ação. O Supremo Tribunal Federal (STF) havia restringido operações policiais durante a pandemia, apenas a situações excepcionais. O procurador, no entanto, afirmou que o órgão está "cumprindo integralmente" a decisão da Corte.


ABUSO POLICIAL


Além das mortes ocorridas na ação, entre elas a de um policial civil, a investigação também irá apurar se policiais removeram os corpos para desfazer cenas do crime, o que pode caraterizar fraude processual. 


Denúncias de torturas contra presos, que teriam sido agredidos e obrigados a carregar parte dos corpos, também devem ser apuradas. Segundo representantes do MP, após a investigação, será possível fazer um "juízo de valor" sobre o ocorrido.


LEIA MAIS: Com rádio em mãos, "menor" chama a atenção da PM e "entrega" arsenal de facção na Bahia; submetralhadoras foram apreendidas


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.