Geral

Moradores de Fazenda Coutos relatam ações truculentas da PM; Corporação diz que agiu “de forma efetiva”

Moradores de Fazenda Coutos relatam ações truculentas da PM; Corporação diz que agiu “de forma efetiva”

Por Jean Mendes

Moradores de Fazenda Coutos relatam ações truculentas da PM; Corporação diz que agiu “de forma efetiva”Pedro Moraes/GOVBA

Moradores do bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, procuraram o Aratu Online para denunciar ações, julgadas por eles como ‘truculentas’, por parte de policiais militares que fazem a segurança da região. Um dos acusadores, que prefere ter sua identidade preservada por temer represálias, diz que a data mais tensa foi o último sábado (12/3), durante uma parada cultural que acontecia na localidade.


“Quando acontece uma operação dessas eles [policiais] não pararam sequer para conversar, já chegam atirando para cima e soltando gás de pimenta nas pessoas”. O morador garante que, durante o desfile de sábado, os moradores caminhavam sem nenhum tipo de confusão. Por meio de nota, a Polícia Militar desmentiu a informação e detalhou que, durante ronda, agentes da 19ª Companhia Independente (CIPM/Paripe) foram recebidos a pedradas e precisaram “atuar de forma mais efetiva”.


O denunciante comenta que “não tem motivo” para a forma de ação dos PMs. Segundo ele, a comunidade de Fazenda Coutos vive em clima de paz. “Aqui é extremamente tranquilo. Já houve épocas que moradores de ruas brigavam com outras e a Polícia Militar sempre atuava. Agora isso acabou”, revela. Ele conta ainda que um casal de estrangeiros, que vive na localidade, tem medo da própria polícia. “Durante a ação de sábado, o homem ficou com o olho irritado pelo gás. A mulher escreveu, no facebook, que se sente insegura com a própria PM”, relata o morador.


Fazenda Coutos possui uma Base Comunitária de Segurança (BCS), inaugurada em janeiro de 2012. O homem que entrou em contato com o Aratu Online diz que não atribuio clima de paz no bairro à base, mas comenta sobre a importância da mesma. “Não atribuo a tranquilidade aqui à base, mas ela tem sua importância, inclusive social”.


Ainda na nota oficial, a PM diz que denúncias, reclamações e elogios, podem ser feitas na própria corporação, por meio do número de telefone 0800 284 0011. Vale lembrar que a identidade do denunciante é preservada.


A corporação detalhou a operação que será montada no bairro para a 1ª Lavagem, que acontecerá nos dias 20 e 21 de março. Segundo os números, 104 agentes atuarão no nos dois dias de festa com o apoio da Operação Apolo, Gêmeos, Garra e da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.