Monumento a Clériston Andrade é entregue recuperado
Monumento a Clériston Andrade é entregue recuperado
O Monumento a Clériston Andrade, um dos principais símbolos de Salvador localizado na Avenida Anita Garibaldi e que sofreu incêndio em outubro de 2013, foi entregue completamente recuperado pelo prefeito ACM Neto na noite desta segunda-feira (30), em solenidade que contou com a presença do artista plástico Mário Cravo Jr., que idealizou a homenagem na década de 80 e acompanhou o processo de recuperação, e da viúva homenageado, Ceci Andrade.
A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), e executada pela Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) com apoio de órgãos como a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Limpurb e Superintendência de Conservação e Obras Públicas (Sucop). O entorno do monumento também foi completamente requalificado, sendo transformado numa área de lazer para a cidade.
O trabalho de recuperação da obra teve a parte civil realizada pela Prefeitura e a parte artística foi coordenada pelo próprio Mário Cravo Jr. Além da moldagem das calotas semi-esféricas com superfície em fibra de vidro, foi aplicada tonalidade próxima à utilizada na peça original de 1983. Foram promovidas ainda a recolocação das placas individuais de latão e restauração da camada superficial da figura da cabeça de Clériston Andrade, além da representação das outras vítimas do acidente aéreo que culminou na morte do político.
O prefeito ACM Neto destacou a recuperação do monumento é uma demonstração de respeito à memória da cidade. ?Tivemos a infelicidade de o fogo ter destruído quase todo o monumento. Iniciamos, então, um processo bastante demorado, porém necessário, para que ele resgatasse suas características originais, mas, sobretudo, para que tivesse ainda mais vida, com uma nova iluminação e a nova praça construída no entorno. Essa é mais uma prova de que Salvador, aos poucos, tem de volta seus espaços e equipamentos públicos?, disse.
Todo o trabalho foi feito minuciosamente, visando a preservação das características originais da obra artística e sua exaltação no centro da avenida, num processo acompanhado pessoalmente por Mário Cravo Jr. ?Foi um trabalho executado em 84, ou seja, tem dezenas de anos e passou vários momentos ruindo, sendo apenas parcialmente restaurado. Há uma razão estética e uma razão simbólica, e isso só pode me dar uma imensa satisfação?, afirmou o artista plástico.
A viúva de Clériston Andrade, Ceci, agradeceu ao prefeito pela recuperação do monumento. ?É uma alegria ver essa obra recuperada. Uma obra tão bonita que foi estragada por vândalos, e é um prazer vê-la mais bonita ainda do que ela era. É muita gratidão ao prefeito. Eu estive na inauguração há mais de 30 anos na época em que o governador era o amigo Antônio Carlos Magalhães, e muito nos agrada ver que depois de tantos anos o seu neto recuperou o monumento. Isso tudo só nos agrada?, celebrou.
História ? Com 14 metros de altura, o Monumento a Clériston Andrade tem estrutura formada por materiais como alumínio, fibra de vidro, chapas de cobre, mármore e concreto. A obra foi lançada em 1983 em homenagem ao ex-prefeito de Salvador, Clériston Andrade, que morreu um ano antes vítima de um acidente de helicóptero durante campanha ao governo da Bahia. Em outubro de 2013, sofreu incêndio que atingiu fortemente a estrutura da peça.
Nova área de lazer ? Para que os cidadãos possam aproveitar melhor o monumento recuperado, o entorno do Clériston Andrade, no canteiro central da Garibaldi, conta agora com uma nova área de lazer, com pista de cooper e passeios completamente recuperados, parque infantil, inclusive com um específico para crianças até cinco anos, com gradil para proteção, academia para promoção da saúde e iluminação especial. As intervenções contaram ainda com poda de árvores, limpeza do sistema de drenagem, nivelamento e substituição das grelhas de sarjeta danificadas.?