Geral

Líder de facção que atua na Valéria é condenado a 16 anos de prisão por homicídio

Identificado como "Léo Barata", ele foi condenado pelo homicídio do líder comunitário Pedro de Almeida Rodrigues, em 2016

Por Lucas Pereira

Líder de facção que atua na Valéria é condenado a 16 anos de prisão por homicídioCréditos da foto: Ascom/SSP
Líder de uma facção criminosa que atua no bairro de Valéria, em Salvador, Leonardo Fernando dos Santos, conhecido como "Léo Barata", foi condenado a 16 anos e sete meses de prisão pela Justiça baiana.  A decisão, expedida na quinta-feira (6/6) pelo Tribunal do Júri, condenou Barata pelo crime de homicídio qualificado, por motivo torpe e por impossibilitar a defesa da vítima.
Ele é apontado como responsável pela morte de Pedro de Almeida Rodrigues, em 26 de janeiro de 2016, no bairro de Valéria. A vítima foi atingida por golpes de facas e disparos de arma de fogo. A acusação do Ministério Público da Bahia foi sustentada pelo promotor de Justiça Davi Gallo. A sentença foi proferida pelo juiz Paulo Sérgio de Oliveira.
As investigações demonstraram que ‘"Léo Barata" agiu por vingança, como retaliação, e, junto com comparsas, teria o costume de amedrontar e causar pânico nos moradores do local. Ele está foragido e possui mandado prisão preventiva decretada desde 2019.
Segundo a denúncia oferecida pelo MP em 2018, por meio do promotor de Justiça Ariomar Figueiredo, Pedro era um líder comunitário, assassinado por ter denunciado à polícia a prática criminosa de tráficos de drogas em Valéria. “A morte de Pedro foi como uma espécie de lição para os demais moradores, deixando claro as consequências resultantes de atos parecidos com o da vítima para outros moradores que se voltassem contra o tráfico da região, tendo como objetivo imperar a lei do silêncio”, aponta a denúncia.
LEIA MAIS: Homem é morto a facadas pelo filho na Capelinha de São Caetano, em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.