Iphan monta força-tarefa para obras na Igreja de São Francisco

Desabamento do teto da igreja no Pelourinho resultou na morte de uma turista e deixou cinco pessoas feridas

Por Da Redação.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com o apoio de uma força-tarefa composta por 15 servidores, já iniciou a contratação de obras emergenciais para a Igreja de São Francisco de Assis, localizada no Pelourinho, em Salvador. O desabamento do forro do teto da igreja na última quarta-feira (5) resultou na morte de uma turista paulista, e cinco feridos.


Iphan anuncia obras emergencias para igreja no Pelourinho. Foto: Fábio Marconi

Iphan anuncia obras emergencias para igreja no Pelourinho. Foto: Fábio Marconi




Em nota, o Iphan destacou que o grupo de servidores é formado por arquitetos e engenheiros “de atuação destacada” – a maioria com mais de 15 anos de dedicação ao órgão – provenientes da sede e de seis superintendências, incluindo a da Bahia. 


“A força-tarefa vai auxiliar na instrução processual e seleção da empresa que prestará os serviços emergenciais no teto da igreja”, informou o Iphan.


Nesta quinta-feira (13), durante entrevista ao programa Bom dia, Ministra, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, afirmou que os problemas no teto da igreja haviam sido comunicados ao Iphan pouco antes do desabamento e uma vistoria já estava agendada para o local.


“Quando foi sinalizada a questão do teto – que, inclusive, nem os próprios padres imaginavam que aquilo iria ceder, ou não abririam a igreja –, eles deram entrada e, dois dias depois – isso é protocolo do registro – já tinha sido marcada a visita dos técnicos do Iphan à Igreja de São Francisco”, explicou.


A ministra ressaltou que “infelizmente aconteceu um desastre com uma fatalidade e isso nos comove a todos. Mas estão [sendo feitos] levantamentos e perícias”, disse. “Estão debruçados para atender”, completou.


Teto de igreja desaba e mata uma pessoa. Foto: Reprodução

Teto de igreja desaba e mata uma pessoa. Foto: Reprodução




Outras interdições


A paróquia Nossa Senhora de Boa Viagem, também em Salvador, foi interditada esta semana após passar por duas vistorias do Iphan. O anúncio foi feito no perfil da igreja nas redes sociais. “Devido ao ocorrido na Igreja de São Francisco, o Iphan realizou duas vistorias esta semana em nossa igreja e nos orientou a interditá-la”, informou a paróquia.


No início de janeiro, a igreja foi interditada após recomendação do instituto, visando garantir a segurança das pessoas que frequentam o local.


Com informações da Agência Brasil


Leia Mais: Iphan anuncia obras emergenciais para igreja após desabamento em Salvador


Siga a gente no Insta, Facebook e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Tópicos relacionados

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Relacionadas

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.