Igreja do Pelourinho foi multada em 2022 e seria vistoriada nesta quinta
Iphan confirmou nesta quinta-feira, que tinha conhecimento da falta de manutenção da igreja
A Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, que teve parte do teto desabado nesta quarta-feira (5), já havia sido multada por falta de manutenção e conservação em 2022. O acidente, que resultou em uma morte e pelo menos cinco feridos, aconteceu pouco antes de uma vistoria agendada para esta quinta-feira (6), caso a tragédia não tivesse sido registrada.
![Teto de igreja desaba no Pelourinho. Foto: Reprodução](https://adm.aratuon.com.br/assets/136e8464-3c5a-4fff-b19a-71170b9d93f4.png?width=1280&format=webp&)
Teto de igreja desaba no Pelourinho. Foto: Reprodução
Nesta quinta-feira, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) confirmou que tinha conhecimento da falta de manutenção da igreja, mas não da situação emergencial da edificação. Em nota conjunta, o Ministério da Cultura (MinC) e o Iphan afirmaram que o imóvel é de propriedade da Ordem Primeira de São Francisco, responsável pela gestão e manutenção da igreja.
Segundo o MinC, em maio de 2022, o Iphan emitiu um auto de infração à Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil - Comunidade Franciscana da Bahia, "em razão da degradação da Igreja por falta de manutenção e conservação".
Uma visita técnica do Iphan à edificação histórica estava agendada para esta quinta, após um pedido feito na segunda-feira (3) para avaliar uma dilatação no forro do teto, sem indicação de situação emergencial. O pedido foi encaminhado pelo guardião da Igreja e Convento de São Francisco, Frei Pedro Júnior Freitas da Silva.
![Forro de Igreja no Pelourinho desaba. Foto: Reprodução](https://adm.aratuon.com.br/assets/918f7076-4dae-4d68-bd8d-2f2dc94752c9.jpeg?width=1280&format=webp&)
Forro de Igreja no Pelourinho desaba. Foto: Reprodução
A autarquia federal também afirmou que não havia sido informada pelos órgãos locais, como a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros, sobre eventuais riscos às instalações desde segunda-feira até o momento do desabamento.
O Iphan ressaltou que tem investido na preservação e restauração da Igreja, com destaque para o restauro dos painéis de azulejaria portuguesa, no valor de R$ 4,1 milhões, concluído em maio de 2023, e a elaboração do projeto de restauração total da Igreja e Convento, atualmente em andamento, no valor de R$ 1,2 milhão.
*Com informações da Agência Brasil
Leia Mais: Desabamento em igreja: vítima era de São Paulo e tinha 26 anos
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).