Igreja do Pelourinho foi multada em 2022 e seria vistoriada nesta quinta

Iphan confirmou nesta quinta-feira, que tinha conhecimento da falta de manutenção da igreja

Por Anna Caroline Santiago.

A Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, que teve parte do teto desabado nesta quarta-feira (5), já havia sido multada por falta de manutenção e conservação em 2022. O acidente, que resultou em uma morte e pelo menos cinco feridos, aconteceu pouco antes de uma vistoria agendada para esta quinta-feira (6), caso a tragédia não tivesse sido registrada.


Teto de igreja desaba no Pelourinho. Foto: Reprodução

Teto de igreja desaba no Pelourinho. Foto: Reprodução




Nesta quinta-feira, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) confirmou que tinha conhecimento da falta de manutenção da igreja, mas não da situação emergencial da edificação. Em nota conjunta, o Ministério da Cultura (MinC) e o Iphan afirmaram que o imóvel é de propriedade da Ordem Primeira de São Francisco, responsável pela gestão e manutenção da igreja. 


Segundo o MinC, em maio de 2022, o Iphan emitiu um auto de infração à Província Franciscana de Santo Antônio do Brasil - Comunidade Franciscana da Bahia, "em razão da degradação da Igreja por falta de manutenção e conservação".


Uma visita técnica do Iphan à edificação histórica estava agendada para esta quinta, após um pedido feito na segunda-feira (3) para avaliar uma dilatação no forro do teto, sem indicação de situação emergencial. O pedido foi encaminhado pelo guardião da Igreja e Convento de São Francisco, Frei Pedro Júnior Freitas da Silva.


Forro de Igreja no Pelourinho desaba. Foto: Reprodução

Forro de Igreja no Pelourinho desaba. Foto: Reprodução




A autarquia federal também afirmou que não havia sido informada pelos órgãos locais, como a Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros, sobre eventuais riscos às instalações desde segunda-feira até o momento do desabamento.


O Iphan ressaltou que tem investido na preservação e restauração da Igreja, com destaque para o restauro dos painéis de azulejaria portuguesa, no valor de R$ 4,1 milhões, concluído em maio de 2023, e a elaboração do projeto de restauração total da Igreja e Convento, atualmente em andamento, no valor de R$ 1,2 milhão.


*Com informações da Agência Brasil


Leia Mais: Desabamento em igreja: vítima era de São Paulo e tinha 26 anos


Siga a gente no InstaFacebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).

Tópicos relacionados

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.