Encontro internacional em Rio de Contas debate visibilidade às demandas de mulheres negras e quilombolas
O EIMNUQ surgiu da necessidade de diálogos e discussões para identificar, analisar e fazer os devidos encaminhamentos para garantir políticas públicas para as mulheres quilombolas
O Encontro Internacional de Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas (EIMNUQ), projeto que busca, por meio de diálogos, discussões, rodas de conversa, palestras e planejamentos de ações, dar visibilidade às demandas sociais e políticas desse grupo, promovendo a incidência política de mais mulheres negras nos espaços de poder, foi realizado nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2023, no município de Rio de Contas, na Chapada Diamantina.
O EIMNUQ surgiu da necessidade de diálogos e discussões para identificar, analisar e fazer os devidos encaminhamentos para garantir políticas públicas para as mulheres quilombolas. Os avanços e os impactos que vêm ocorrendo desde o primeiro encontro, que aconteceu em 2017, mostram que existe a necessidade de garantir esforços no sentido de fortalecer as mulheres negras no contexto social e político em Salvador, na Bahia e no Brasil.
Nos anos anteriores, o encontro teve o apoio de algumas instituições como CESE (Coordenadoria Ecumênica de Serviços) e FBDH (Fundo Brasileiro de Direitos Humanos). Neste ano, juntaram-se ao time de apoio a Fundação Rosa Luxemburgo, além das parcerias fechadas com as seguintes entidades: Centro Cultural Casa de Angola, CEPAFRO, da Igreja Rosário dos Pretos e, diversas comunidades quilombolas.
LEIA MAIS: Esquemas especiais de transporte buscam garantir mobilidade na Região Metropolitana de Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no Insta, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!