Geral

RESPOSTA: Empresa acusada de poluir barragem no interior da Bahia nega vestígios de óleo na água

RESPOSTA: Empresa acusada de poluir barragem no interior da Bahia nega vestígios de óleo na água

Por Heloísa Gomes

RESPOSTA: Empresa acusada de poluir barragem no interior da Bahia nega vestígios de óleo na água

Após acusações dos moradores da zona rural de Pindaí, sobre a poluição da barragem de Contendas, eles afirmam que a mudança da coloração e comprometimento da qualidade da água é proveniente de rejeitos das obras de construção do Parque Eólico. A empresa Renova Energia, responsável pelo empreendimento, em nota esclareceu as medidas adotadas pela instituição e negou a existência de manchas de óleo na água.


?A Renova Energia esclarece ter enviado ao local uma equipe técnica que, após análise preliminar, não identificou vestígios de óleo na água. A companhia informa ainda que é provável que as intensas chuvas registradas nas últimas semanas tenham provocado o carreamento de partículas de sedimentos para a barragem causando alteração na coloração da água (turbidez).


A Renova Energia iniciou em dezembro de 2015 reparos dos taludes e drenagens que convergem para a nascente da barragem de Contendas, para evitar tais alterações. Estas atividades precisaram ser interrompidas no último mês em função das chuvas. A limpeza da barragem já foi iniciada, enquanto os reparos dos taludes serão retomados imediatamente após o período chuvoso. A Renova realizará ainda uma vistoria no local com representantes do município de Pindaí, como a Secretaria de Meio Ambiente, Câmara de Vereadores e representantes da comunidade integrantes da Comissão de Acompanhamento do Empreendimento.?


SOBRE O CASO:


Há quarenta anos a barragem de Contendas abastecia todo o município de Pindaí (localizado a 726 quilômetros da capital baiana). Hoje ele abastece apenas 100 famílias da zona rural do município. Nos últimos 20 dias, estas famílias têm reclamado de uma espécie de óleo que tem se misturado a água da barragem.


LEIA MAIS: Moradores acusam empresa de poluir barragem em Pindaí, no sudoeste da Bahia


Toda a preocupação gira em torno dos riscos apresentados pela alteração do líquido essencial para a vida dos habitantes daquela região. A água tem apresentado mau cheiro, coloração avermelhada e inclusive provocou manchas no corpo de crianças que tomaram banho na barragem.




Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.