DIREITOS: Pacientes renais crônicos podem ser considerados pessoas com deficiência
DIREITOS: Pacientes renais crônicos podem ser considerados pessoas com deficiência
O vereador Igor Kannário (PHS) apresentou um Projeto de Lei, nesta terça-feira (27/2), cujo objetivo é considerar pacientes renais crônicos como pessoas com deficiência. De acordo com a proposta, os portadores serão equiparados e terão os mesmos direitos das pessoas com deficiência.
O paciente terá que comprovar a doença através de uma documentação emitida pelos órgãos competentes. No caso de paciente que passar por transplante renal, sua condição de pessoa com deficiência será reavaliada.
Dados da Sociedade Brasileira de Nefrologia apontam 92 mil pacientes em tratamento de diálise no país. Nos últimos 10 anos, esse número cresceu 115% e deve aumentar em uma proporção de 500 casos por meio milhão de habitantes a cada ano.
?Muitas vezes, as pessoas com doença renal crônica são afastados das atividades laborais, em virtude da consequência do tratamento. Outro ponto importante é o fato de os pacientes em diálise não poderem ter acesso ao mercado de trabalho, o que somente com o acesso aos direitos das pessoas com deficiências poderão reduzir os efeitos sociais trazidos pela doença?, argumenta Kannário.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline.