Geral

Confira dicas de como fazer uma boa caminhada na Lavagem do Bonfim

Para se sair bem no percurso de 8 km da Lavagem do Bonfim, é preciso focar na hidratação e respeitar os limites do próprio corpo

Por Lucas Pereira

Confira dicas de como fazer uma boa caminhada na Lavagem do BonfimUsar roupas confortáveis e se hidratar bastante são cuidados básicos para a caminhada. Foto: Valter Pontes/Secom PMS

Baianos e turistas se preparam para participar, nesta quinta-feira (16), de uma das celebrações mais tradicionais da Bahia: a Lavagem do Bonfim. A caminhada de 8 km da Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada exige, além de muita fé, atenção com a hidratação, alimentação leve e o uso de calçados confortáveis para garantir o bem-estar no percurso. 


 O coordenador de Educação Física da Unijorge, Iuri Nascimento, deu algumas dicas para quem vai encarar a caminhada até à Basílica Santuário. Além da adoção de um ritmo moderado, é preciso evitar exageros, fazer pausas e alongar-se antes de começar o trajeto. 


"Roupas apropriadas para enfrentar o calor e tênis adequados são fundamentais. Não esquecer também de iniciar o dia com o estado nutricional adequado, com um café da manhã leve, e a hidratação contínua", explica o especialista.


Ainda sobre as altas temperaturas durante o horário da caminhada, mesmo quem está acostumado a praticar exercícios precisa tomar alguns cuidados. Segundo o professor, a forma como o calor afeta cada pessoa varia conforme diversos fatores:  "Aspectos internos, como idade, sexo, composição corporal e aclimatação, além de elementos externos, como temperatura, umidade, altitude, vestuário e equipamentos, podem aumentar ou reduzir os riscos à saúde durante a atividade física".


O especialista listou alguns cuidados importantes para se sair bem na caminhada 8 km até o Bonfim. Foto: Ilustrativa/Freepik


Hidratação


Para se proteger dos efeitos do calor extremo, o especialista recomenda começar a caminhada/corrida já hidratado e fazer reposição contínua de líquidos. "A desidratação pode trazer consequências como alteração do volume plasmático, aumento da frequência cardíaca, queda da pressão arterial, comprometimento da termorregulação e fadiga térmica", alerta.


Segundo Iuri, a preparação para a atividade física deve começar na véspera, com a ingestão de 500 ml de água ou bebida esportiva na noite anterior e mais 500 ml ao acordar. Antes do início da atividade física, cerca de 20 a 30 minutos, é indicado consumir entre 400 e 600 ml de água fria ou bebida esportiva.


 Durante o percurso, o ideal é ingerir de 0,5 a 2 litros de líquido por hora. Após o exercício, a reposição deve ser proporcional ao peso perdido, e a inclusão de eletrólitos, como bebidas esportivas, alimentos como bananas, laranjas ou suplementos específicos, juntamente com a ingestão de carboidratos, contribui para a recuperação. Também não se deve esquecer da proteção solar e evitar bebidas alcoólicas durante a atividade.


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.