Procissão altera itinerários de ônibus na região do Bonfim; veja mudanças
Semob realiza operação especial que altera itinerários de ônibus na região do Bonfim durante o evento
Por Ananda Costa.
A realização da Procissão dos Nós, nesta quarta-feira (12), provoca alterações temporárias no transporte público na região do Bonfim, em Salvador. A Secretaria de Mobilidade (Semob) montou uma operação especial para acompanhar o evento, fiscalizar o serviço e garantir o atendimento aos passageiros durante o deslocamento do cortejo.

Durante a procissão, algumas linhas de ônibus que circulam pela região terão os itinerários modificados temporariamente conforme o avanço dos participantes.
Confira os desvios dos ônibus na região do Bonfim

No trecho entre o Largo da Baixa do Bonfim e a Avenida Dendezeiros do Bonfim, os ônibus serão desviados pela Avenida Luiz Tarquínio e pela Rua da Imperatriz.
Já os veículos que estiverem circulando entre a Praça Irmã Dulce e a Avenida Dendezeiros do Bonfim seguirão pela Avenida Luiz Tarquínio.
Conforme a procissão avançar e chegar à transição entre a Avenida Dendezeiros do Bonfim e o Largo da Baixa do Bonfim, os ônibus serão direcionados pela Avenida Caminho de Areia. Após a passagem do cortejo, os veículos retornarão aos itinerários habituais.
Para reforçar o atendimento após o encerramento da procissão, veículos da frota de apoio ficarão posicionados no final de linha da Ribeira. Os ônibus poderão ser acionados pela equipe de fiscalização conforme a demanda.
A Semob também informou que equipes acompanharão a operação durante todo o evento e poderão realizar novos ajustes no serviço caso seja necessário.
Outras na Cidade Baixa
O serviço de transporte público por ônibus na região da Cidade Baixa, em Salvador, pode ser alvo de uma investigação do Ministério Público da Bahia (MP-BA). O órgão instaurou um Procedimento Preparatório para Inquérito Civil para apurar possíveis falhas no atendimento aos usuários.
A medida foi motivada por denúncias de passageiros que relatam enfrentar a falta de veículos e uma demora excessiva entre as viagens das linhas que atendem a região. Segundo o MP-BA, os problemas relatados podem comprometer princípios básicos que devem ser garantidos na prestação de um serviço público essencial, como regularidade, eficiência e continuidade.
O procedimento vai apurar a responsabilidade do Município de Salvador e das concessionárias responsáveis pela operação das linhas de ônibus na Cidade Baixa. O promotor de Justiça Saulo Murilo de Oliveira Mattos determinou que a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) apresente esclarecimentos técnicos no prazo de 15 dias.
LEIA MAIS: Confira valor de multas caso não seja feita a vistoria dos táxis em Salvador
Siga a gente no Insta, Facebook, Bluesky e X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).