Geral

Com ações na Bahia, PF desarticula esquema bilionário de tráfico de drogas

A Polícia Federal revelou que foi solicitado à Interpol a inclusão de um alerta vermelho contra um dos suspeitos

Por Da Redação

Com ações na Bahia, PF desarticula esquema bilionário de tráfico de drogasA Polícia Federal executa 32 mandados, incluindo 19 de detenção e 13 de busca e apreensão. Foto: Divulgação | PF

A Polícia Federal (PF) iniciou, nesta terça-feira (17), uma operação para desmantelar um esquema de tráfico internacional de entorpecentes que teria movimentado mais de R$ 2 bilhões em aproximadamente dois anos.


São executados 32 mandados, incluindo 19 mandados de detenção e 13 de busca e apreensão, além do congelamento das contas de 38 suspeitos e a cessação das operações de sete empresas.


Em comunicado, a Polícia Federal revelou que também foi solicitado à Interpol a inclusão de um alerta vermelho contra um dos suspeitos.


+ Polícia Federal terá central de atendimento em shopping a partir de 2025, em Salvador


+ Polícia Federal desarticula esquema de fraudes em benefícios previdenciários na Bahia


As ordens judiciais foram emitidas pela 10a Vara Criminal da Justiça Federal, localizada no Distrito Federal, e estão sendo executadas em Goiás, Minas Gerais, Amazonas, Bahia e no Distrito Federal.


Conforme a Polícia Federal, as apurações começaram em abril de 2023, culminando na apreensão de 1,5 tonelada de entorpecentes e cinco fuzis pela Polícia Civil do Amazonas.


O destino da droga seria o Distrito Federal. "Desde então, a Polícia Federal realizou três operações para identificar os participantes e encontrou uma intrincada rede de empresas de fachada."


De acordo com a corporação, o grupo movimentaria fundos enviando dinheiro até mesmo para a Colômbia, onde vive um dos suspeitos, para o pagamento de entorpecentes.


O inquérito policial indica que o grupo movimentou mais de R$ 2,2 bilhões em transações financeiras em apenas dois anos, evidenciando a escala da ação criminosa.


Suspeitos


As investigações conseguiram identificar aproximadamente 40 suspeitos, incluindo gestores financeiros, traficantes e laranjas do grupo, além de confiscar armas, munições, drogas e vários itens de luxo, como relógios e carros.


A Polícia Federal afirmou ainda que existem indícios de crimes violentos cometidos contra integrantes da própria organização. "Um dos suspeitos, apontado como'mula', teria sido raptado e torturado pela cúpula do esquema após a suspeita de desaparecimento de entorpecentes."


Um segundo suspeito seria um dos líderes de uma organização criminosa na Região Nordeste, especificamente nos estados da Bahia e Sergipe. As investigações continuam em curso.


LEIA MAIS: Avião apreendido em operação da Polícia Federal é de empresa ligada ao ‘Rei do Lixo’


Siga a gente no InstaFacebook e no X. Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.