Cabula ganha Prefeitura- Bairro nesta sexta (19)
Cabula ganha Prefeitura- Bairro nesta sexta (19)
Unidades existentes já ultrapassaram a marca dos 100 mil atendimentos à população
Desde fevereiro desse ano, com a inauguração da unidade Centro/Brotas, as Prefeituras-Bairro comemoram no mês de dezembro a marca de 100 mil atendimentos realizados aos soteropolitanos. As estruturas têm como intuito descentralizar os serviços da administração municipal, tornando a Prefeitura mais próxima dos cidadãos. Nesse sentido, o prefeito ACM Neto inaugura nesta sexta-feira (19), às 15h, a sede do Cabula, localizada na Rua Silveira Martins, ao lado da Vivo, sendo a sexta unidade aberta à população.
Atualmente, além da Centro/Brotas, as demais unidades que estão em funcionamento estão localizadas nas regiões do Subúrbio/Ilhas, Cidade Baixa, Itapuã e Cajazeiras. A próxima a ser entregue será a de Pau da Lima. Também receberão sedes Valéria, Liberdade/São Caetano e Barra/Pituba. Serão, portanto, dez unidades em cada região administrativa. Além dos órgãos municipais e de entidades parceiras como o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), INSS e Junta Militar, o leque de serviços deverá ser ampliado com a instalação de totens de autoatendimento para recarga do SalvadorCard.
A unidade do Cabula vai atender também os bairros de Tancredo Neves, Calabetão, Jardim Santo Inácio, Mata Escura, Sussuarana, Nova Sussuarana, Arraial do Retiro, Arenoso, Novo Horizonte, Centro Administrativo da Bahia (CAB), São Gonçalo, Engomadeira, Resgate, Pernambués, Saramandaia, Doron, Saboeiro e Narandiba.
Cada unidade atende aproximadamente cinco mil pessoas por semana. Entre os serviços mais procurados estão os da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), referente ao programa Bolsa Família e às vagas de emprego; Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para marcação de consultas e Farmácia Popular; e Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), para assuntos de iluminação. Também é grande a procura pelo guichê da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Sindec), em busca de informações sobre os programas Minha Casa, Minha Vida (habitacional) e Casa Legal (regularização fundiária).
Todo o trabalho realizado nas Prefeituras-Bairro passa por um sistema de registro e acompanhamento das demandas, recebidas pelos funcionários dos próprios órgãos que atendem nos guichês. Essas demandas são encaminhadas aos setores responsáveis para que sejam tomadas as devidas providências. O processo resulta em uma maior agilidade nas respostas para os cidadãos.