Geral

Audiência de major acusado de matar esposa dentro de escola acontece na próxima semana

Audiência de major acusado de matar esposa dentro de escola acontece na próxima semana

Por Jean Mendes

Audiência de major acusado de matar esposa dentro de escola acontece na próxima semanaarquivo pessoal

A audiência de instrução do major do Corpo de Bombeiros Valdiógenes Almeida Cruz Junior acontece na próxima segunda-feira (23/7) em Salvador. O oficial é acusado de assassinar a esposa, Sandra Denise Costa Alfonso, 40 anos, dentro de uma escola no bairro de Castelo Branco. O crime aconteceu em maio de 2016.


De acordo com o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), Valdiógenes continua preso. A audiência de instrução é uma das partes mais importantes do julgamento. Na prática, é quando a Justiça ouve as testemunhas de acusação e defesa, além de interrogar o réu. O local onde isso vai acontecer não foi divulgado pelo Tribunal de Justiça baiano.


O magistrado tem pelo menos quatro opções após a audiência de instrução: decisão de pronúncia, decisão de impronúncia, absolvição sumária, além de ele mesmo poder declarar que o processo não é de competência do júri. Abaixo, detalhamos todas as opções que o juiz pode tomar no caso do bombeiro militar.


Passo a passo da audiência de instrução. Arte: Aratu Online


O CASO 


Era manhã de sexta-feira, 13 de maio, quando o então subcomandante do Terceiro Grupamento do Corpo de Bombeiros pulou o muro da Escola Municipal Esperança de Viver e assassinou a vítima com diversos tiros. No final do mesmo dia, Valdiógenes se apresentou no Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).


Na delegacia, ele entregou a pistola ponto 40 utilizada no crime e assumiu a autoria do assassinato, alegando como motivação ciúmes, depois de uma discussão conjugal por possível traição. O depoimento foi prestado ao então coordenador da 2ª Delegacia de Homicídios (DH/Central), Marcelo Sansão.


Na época, todas as testemunhas confirmaram a versão do major de que ele atirou na mulher quando os dois estavam sozinhos dentro de uma sala da unidade escolar, onde, além de professora, Sandra Denise era vice-diretora. No mesmo mês em que o assassinato aconteceu, o governador da Bahia, Rui Costa, exonerou o oficial do cargo.


LEIA MAIS: EXONERADO: Major que confessou morte de esposa tem saída oficializada do Corpo de Bombeiros


A exoneração do major foi publicada no Diário Oficial. Foto: divulgação


Em julho ainda de 2016, o juiz Moacyr Pitta Lima Filho, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, chegou a suspender o processo após pedidos dos advogados do suspeito. Os defensores contestaram a sanidade mental de Valdiógenes. Após exames do Hospital de Custódia e Tratamento do Estado da Bahia (HCT), o processo teve continuidade.


LEIA MAIS: PROCESSO SUSPENSO: Major que matou a esposa dentro de escola passará por exames de sanidade mental


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no facebook.com/aratuonline


*Publicada originalmente às 15h24 (16/7)


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.