Após forte chuva, prédio de três andares desaba em Candeias
Após forte chuva, prédio de três andares desaba em Candeias
Parte de um prédio de três andares desabou na manhã deste sábado (27) no centro da cidade de Candeias, Região Metropolitana de Salvador. De acordo com informações da Prefeitura Municipal da região, o desabamento do imóvel causou a interdição de várias casas na Rua Dom Pedro. No acidente ninguém ficou ferido.
?A Defesa Civil está atuando em regime de plantão para atender todas as solicitações, com relação ao desabamento de parte do prédio na Rua Dom Pedro, fizemos a interdição do local e estamos fazendo o laudo técnico, não há registro de vítimas?, afirmou o Coordenador da Defesa Civil, Erivaldo Azevedo.
As principais ocorrências neste sábado no município são relacionadas a deslizamento de terra, seguido por alagamentos em casas, ruas e avenidas. Os bairros do Santo Antonio, Areia, Centro e Urbis II são os que registram o maior numero de ocorrências até o momento.
Para o Secretário de Serviços Públicos Milton Viana acionar a Defesa Civil é fundamental. ?Estamos preparados para atender com o atendimento técnico e social, temos carros para fazer mudanças, e já identificamos os prédios à disposição caso a população necessite de abrigo provisório.?, afirmou.
Candeias está em alerta máximo e a previsão é de mais chuva para os próximos dias. ?Nós estamos à disposição da população, desde o dia 12 de abril decretamos Situação de Emergência que já foi reconhecido pelo Estado e pelo Governo Federal, mas também criamos auxílio emergencial com recursos próprios para os desabrigados e desalojados da chuva. Nossa equipe está na rua atendendo a população?, afirmou o Prefeito, Sargento Francisco.
Em caso de emergência a população pode ligar: Disque Defesa Civil: (71) 3605-2574, 3601-6535, 3601-4004 e 3601-1541 (chamada local) ou 199 (chamada gratuita).
Auxílio emergencial com Recursos Próprios
No dia 15 de abril, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedas) estabeleceu a concessão de auxílio emergencial destinado à provisão de meios de subsistência aos desabrigados e desalojados em decorrência das recentes chuvas, através do Decreto nº 18/2015, para beneficiar aqueles que perderam suas casas ou que tiveram suas residências condenadas por risco de desabamento devido às recentes chuvas.
O valor do benefício é de R$ 250,00, destinado a auxiliar nas despesas da condição de desabrigado, sendo concedido de acordo com critérios expressos no Decreto nº 18/2015. O benefício começou a ser repassado no dia 8 de maio.
Liberação da União para atender necessidades emergenciais
O Ministério da Integração Nacional autorizou empenho e transferência de recursos para o município de Candeias no valor de R$ 79.462,00 (setenta e nove mil, quatrocentos e sessenta e dois reais), através da Portaria nº 92, de 8 de maio de 2015, para a execução de ações de socorro e assistência às vítimas.
Os recursos serão empenhados a Título de Transferência Obrigatória e o prazo para execução das obras e serviços será de 180 dias, a contar da data de publicação no Diário Oficial da União, que foi feita no dia 11 de maio de 2015.