Após denúncia de racismo, hotel no Rio Vermelho se pronuncia
Após denúncia de racismo, hotel no Rio Vermelho se pronuncia
Após o caso da soteropolitana Nereida Tims, residente há 15 anos nos Estados Unidos, que denunciou ter sofrido racismo no Hotel Pestana, localizado no Rio Vermelho para o programa Que Venha o Povo – QVP, o hotel se pronunciou sobre o assunto através de nota. Confira na íntegra:
?O Grupo Pestana repudia qualquer ação discriminatória. Destaca-se, que o hotel adota procedimento padrão que visa garantir a segurança de seus hóspedes, sem ferir quaisquer direitos dos cidadãos. Os fatos estão sendo apurados internamente para verificar esta situação em particular. Caso seja constatada alguma distinção de tratamento ou conduta reprovável por parte da equipe para com os hóspedes, independente do motivo, a punição devida será aplicada.
O Grupo Pestana informa também que está em contato com a hóspede para resolver a situação da melhor forma?.
Nereida estava hospedada com o marido norte americano, Timothy Tims, há alguns dias no hotel e diz que foi impedida de subir ao quarto pela recepcionista identificada como Marina Sampaio de forma ?preconceituosa e mal educada?.
O casal estava chegando de um passeio com outros hospedes, mas ao adentrar no hotel foi solicitado pela recepcionista que eles mostrassem os documentos, enquanto os demais subiam para seus aposentos sem abordagem. A baiana questionou a confirmação de documentos, já que eles estavam há dias hospedados e acabou recebendo uma resposta grosseira da recepcionista que apenas disse que era uma forma de impedir que ?qualquer? pessoa frequentasse o hotel.
O casal prestou queixa de racismo na Delegacia de Apoio ao Turista- DELTUR ? localizada no Pelourinho e ajuizou ação civil e criminal na Justiça contra o Hotel Pestana. O caso ocorreu no dia 11 de março.