Geral

Funcionários da Petrobrás entram em greve na Bahia, diz sindicato

Funcionários da Petrobrás entram em greve na Bahia, diz sindicato

Por Da Redação

Funcionários da Petrobrás entram em greve na Bahia, diz sindicatodivulgação/sindipetro

No segundo dia de greve dos petroleiros na Bahia, 85% dos funcionários da Petrobrás aderiu ao movimento nacional. Segundo o sindicato paralisação é contra a venda de ativos, corte de investimentos, interrupção de obras e retirada de direitos da categoria. Sem previsão para o fim, greve afeta todas as unidades da empresa e soma ao movimento iniciado no último dia 24 de outubro pelos cinco sindicatos representados pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP).


A categoria afirma que antes de iniciar o movimento tentou negociar com o governo federal, que é acionista majoritário da estatal, mas que não teve êxito. A FUP e os sindicatos a ela filiados estão pautados em uma decisão judicial, já transitada em julgado, para caso a Petrobras retenha trabalhadores nas mudanças de turno, mediante o oferecimento de horas extras, para garantir a continuidade da produção. ?A empresa não pode manter os trabalhadores em cárcere privado. A cada dez horas, será obrigada a fazer a rendição, sob pena de multa de R$ 10 mil por hora em que cada trabalhador permanecer além da jornada?.


Já a Petrobras, informou através de nota que está disposta a discutir as cláusulas do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT). ?A apresentação da nova proposta econômica na quarta-feira (28) ? 8,11% de reajuste nas tabelas salariais ? e a proposição de detalhar as cláusulas do ACT em reuniões acordadas com os sindicatos reforçam esse compromisso?. Com relação às mobilizações dos sindicatos, a Petrobras destacou que ?não há prejuízos à produção ou ao abastecimento do mercado?.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.