AO VIVO Últimas Notícias
17/06/2024 18h30 | Atualizado em 17/06/2024 18h31

Com paisagens pintadas à mão, PF recupera livro raro furtado em SP há 16 anos

Obra de Johann Jacob Steinmann foi furtado da Biblioteca Mário de Andrade em 2008

Com paisagens pintadas à mão, PF recupera livro raro furtado em SP há 16 anos Foto: Reprodução/PF-SP
Da Redação

Com informações do SBT News

A Polícia Federal (PF) recuperou, nesta segunda-feira (17/6), uma das obras literárias furtadas da Biblioteca Mário de Andrade, em São Paulo, em 2008. Trata-se do livro “Souvenirs de Rio de Janeiro”, uma obra pintada à mão por Johann Jacob Steinmann entre os anos 1834 e 1835.

De acordo com a PF, a ação contou com a cooperação da Polícia Metropolitana de Londres. A obra estava em posse de um colecionador brasileiro, que o havia arrematado legalmente em uma casa de leilões da capital inglesa.

O livro será submetido à perícia e, posteriormente, devolvido a cidade de São Paulo, para que possa ficar novamente à disposição do público.

“A repatriação das obras literárias representa um marco fundamental para o Brasil, demonstrando um compromisso renovado com a preservação do patrimônio cultural e estabelecendo um precedente essencial para a recuperação de elementos históricos”, afirmou a Polícia Federal em comunicado emitido nesta segunda.

livro raro souvenirs de rio de janeiro

Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Siga a gente no InstaFacebook e Twitter.  Envie denúncia ou sugestão de pauta para (71) 99940 – 7440 (WhatsApp).