Ao escutar o aviso de que o bar está fechando, peça a sua "saideira" e prepare o bolso, porque a "cervejinha" do final de semana ficará mais cara para os baianos. O preço vai subir devido ao aumento de 2% na taxa do o Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), anunciado pelo Governo da Bahia.
A publicação do aumento, confirmada em diário oficial pelo decreto 21.796/2022, ocorreu no sábado (24/12), véspera de Natal. Em uma nota enviada para a imprensa, a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), juntamente com outras três instituições, informou ser contrária à decisão.
LEIA MAIS: ACM Neto recusou convite para ser vice de Lula, diz Rui Costa
"A medida vai impactar diretamente o preço final da cerveja para os consumidores no momento de maior pico de turistas da história: verão, Réveillon e Carnaval. O súbito aumento no imposto traz consequências diretas para o setor produtivo, que ainda luta para se recuperar das restrições impostas pela pandemia", destacou.
Em notas, as organizações complementam: "as entidades compreendem que o aumento de carga deve ser revisto pelo governo e dialogado com o setor produtivo, que mesmo em um cenário desfavorável nos últimos anos, não mediu esforços para expandir as suas atividades em investimentos, criação e manutenção de empregos para a geração de renda à população do estado.", finaliza a nota.
LEIA MAIS: Após roubar carro, atropelar pedestres e bater veículo no poste, homem é espancado em Salvador
Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no Instagram, Facebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 – 7440. Nos insira nos seus grupos!