Geral

Fogo apagado, mas bombeiros ainda no local: Aratu On Explica a fase de rescaldo de um incêndio

Mesmo após apagarem as chamas, os bombeiros continuaram trabalhando por quatro dias no local. Sabe por que isso é necessário? O Aratu On Explica pra você!

Por Da Redação

Fogo apagado, mas bombeiros ainda no local: Aratu On Explica a fase de rescaldo de um incêndioRaphael Marques/TV Aratu

Na última sexta-feira (15/4), um incêndio atingiu o galpão da Companhia das Docas do Estado da Bahia - Codeba, no bairro do Comércio, em Salvador. Mesmo após apagarem as chamas, os bombeiros continuaram trabalhando por quatro dias no local. Sabe por que isso é necessário? O Aratu On Explica pra você!



Para responder a essa questão, conversamos com o Bombeiro Militar Tenente Romualdo Costa Filho, do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Ele explicou que que o combate a um incêndio é realizado conforme a demanda de cada ocorrência. As técnicas variam de acordo com a edificação, as proporções do incêndio e o material combustível (papel, madeira, plástico, combustíveis, etc).


"O galpão da Codeba tinha uma carga de incêndio alta, por estar armazenando pilhas de celulose. O combate foi realizado e o incêndio foi debelado e é aí que entra a fase do rescaldo, que já é o final da operação, destinada a evitar a nova ignição", explicou o BM Tenente Romualdo. "As operações de rescaldo podem durar horas ou até mesmo dias, dependendo do tipo de material incendiado e do ambiente sinistrado", emendou.


"Nesta fase, o bombeiro militar tem como missões apagar pequenas chamas remanescentes e retirar do ambiente fechado materiais que estejam emitindo fumaça. O CBMBA preza pela execução de um bom rescaldo para garantir a segurança da operação e o bom prosseguimento dos trabalhos", concluiu.


IRREGULARIDADE


Segundo disse o chefe do Comando de Atividades Técnicas e Pesquisas do Corpo de Bombeiros da Bahia, Coronel Jorge Sturaro, no sábado (16), o galpão da Codeba estava irregular em relação à segurança de combate a incêndios.


EQUIPAMENTOS


Ao menos 13 viaturas e três navios rebocadores foram usados no combate ao incêndio. Na terça, os bombeiros utilizaram duas equipes para controlar as chamas. 


Mesmo com o fogo alto, não houve vítimas e apenas 30% do material de celulose armazenado no local foi queimado .


Atualização: o trabalho dos bombeiros no galpão da Codeba terminou na manhã desta quarta-feira (20).


‌Acompanhe nossas transmissões ao vivo no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos siga no InstagramFacebook e Twitter. Quer mandar uma denúncia ou sugestão de pauta, mande WhatsApp para (71) 99940 - 7440. Nos insira nos seus grupos!


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Tópicos relacionados

Relacionadas

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.