AO VIVO Últimas Notícias
15/12/2020 12h57 | Atualizado em 15/12/2020 14h03

Embarque no aeroporto de Salvador será feito por reconhecimento facial; veja como funciona

Embarque no aeroporto de Salvador será feito por reconhecimento facial; veja como funciona

Embarque no aeroporto de Salvador será feito por reconhecimento facial; veja como funciona Foto: divulgação/Serpro
Da Redação

O Aeroporto de Salvador aderiu na segunda-feira (14/12) ao projeto piloto "Embarque + Seguro", que dispensa o uso de documento de identificação pelos passageiros na hora do embarque. A identificação é feita por meio de reconhecimento facial e por identificação biométrica.

A tecnologia foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa de inteligência em tecnologia da Informação (TI) do Governo Federal, em parceria com o Ministério da Infra Estrutura (MInfra). 

O objetivo é evitar fraudes,  diminuir o tempo de espera na fila, e gerar mais segurança às viagens aéreas. Além disso, o serviço permite que os agentes realizem o processo de validação até em casos de queda de energia elétrica ou internet.

A tecnologia está sendo testada inicialmente com passageiros voluntários da companhia aérea GOL. “No momento do check-in no aeroporto, é feita a validação biométrica do passageiro, comparando os dados e foto tirada na hora, com a base do governo e a vinculação ao cartão de embarque. Para entrar na aeronave, o embarque ocorre por meio de identificação facial por biometria, sem a necessidade de apresentar qualquer documento”, informou, por meio de nota, o Ministério da Infraestrutura.

O banco de dados usado para validação das informações das pessoas agrega a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Ao todo, são 67 milhões de CNHs e 120 milhões de eleitores cadastrados.

A tecnologia de reconhecimento facial para a identificação do passageiro e embarque automático já era oferecida no mercado. “O que não existia, até o momento, era um sistema nacional unificado que possibilitasse checar e validar, com rapidez e segurança, a identidade do passageiro a partir do cruzamento com diferentes bases de dados governamentais”, acrescenta o ministério.

Salvador é a primeira cidade do Nordeste e a segunda do país escolhida para os testes, que acontecem até março de 2021. Mais três localidades ainda serão selecionadas.

LEIA MAIS: Vitória é denunciado por homofobia contra torcedores do Bahia e pode receber punição inédita no Brasil

Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Fonte: Da redação