Popularidade digital: Bruno Reis passa de candidato pouco atuante nas redes sociais para mais popular em reta final
Popularidade digital: Bruno Reis passa de candidato pouco atuante nas redes sociais para mais popular em reta final
O candidado do Democratas a prefeitura de Salvador, Bruno Reis, passou de quarto colocado no Índice de Popularidade Digital (IPD) no início da campanha eleitoral, em 26 de setembro, para o primeiro lugar no ranking divulgado nesta sexta (13/11). A métrica é elaborada pela consultoria Quaest e divulgada pela Folha de São Paulo.
O índice avalia o desempenho dos candidatos no Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google. São monitoradas seis dimensões: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamento das postagens), valência (reações positivas e negativas às postagens), presença (número de redes sociais em que a pessoa está ativa) e interesse (volume de buscas no Google, Youtube e Wikipedia). ?
Major Denice (PT), que liderava o ranking no mês passado, agora é a segunda, quatro pontos atrás de Bruno Reis. Em terceiro lugar vem Cezar Leite (PRTB), que figurava no primeiro lugar na primeira pesquisa, feita em 20 de setembro. Na lista, seguem Olívia Santana (PC do B), Bacelar (Podemos), Hilton Coelho (PSOL), Pastor Sargento Isidório (Avante) e Celsinho Cotrim (Pros)
Os valores são uma média móvel de cinco dias, recurso estatístico que atenua números isolados que fujam do padrão. Ela é calculada somando o resultado deste período, dividido por cinco. No dia seguinte, é acrescentada a informação do período mais recente e excluído o dia mais antigo, para o novo cálculo da média.
LEIA MAIS: Gastos com apagão no Amapá serão pagos por todos os brasileiros através de aumento na conta de luz
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.