Ministro diz que campanha eleitoral deste ano tem baixa ocorrência de fake news; "repressão necessária"
Ministro diz que campanha eleitoral deste ano tem baixa ocorrência de fake news; "repressão necessária"
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, disse, nesta sexta-feira (30/10), que a campanha eleitoral deste ano está ocorrendo com baixa ocorrência de notícias falsas, ou "fake news". As informações falsas sobre candidatos são postadas em redes sociais e disseminadas em massa.
Segundo Barroso, a Polícia Federal (PF) tem feito operações para efetutar a prisão de investigados que usam perfis falsos para fazer campanhas caluniosas contra adversários. “Nós temos tido sucesso até aqui. Essa tem sido uma eleição de baixíssima difusão de notícias falsas, de desinformação. Nós estamos enfrentando isso com verdade, com um discurso harmonioso e com a repressão necessária”, disse o ministro.
Ele afirmou que a Justiça Eleitoral procura usar a repressão policial como último artifício e a conscientização da população deve ser feita em primeiro lugar.
Para combater a disseminação de fake news, o tribunal tem uma plataforma para o recebimento de denúncias de contas suspeitas de disseminar conteúdos falsos durante as eleições. O formulário está disponível no site do TSE.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003