Geral

França fecha mesquita em Paris após decapitação de professor que mostrou caricaturas do profeta Maomé

França fecha mesquita em Paris após decapitação de professor que mostrou caricaturas do profeta Maomé

Por Da Redação

França fecha mesquita em Paris após decapitação de professor que mostrou caricaturas do profeta Maomé ilustrativa/divulgação/Pixabay

A França determinou o fechamento temporário de uma mesquita localizada nos arredores de Paris nesta terça-feira (20/10), após a decapitação de um professor que mostrou caricaturas do profeta Maomé a seus alunos. Antes do ataque, a Grande Mesquita de Pantin, subúrbio de baixa renda a nordeste da capital, havia compartilhado um vídeo em sua página no Facebook que expressava ódio contra o professor de história Samuel Paty.


A polícia colou avisos da ordem de fechamento diante da mesquita e as autoridades prometeram uma reação dura contra os disseminadores de mensagens desta natureza, aos pregadores de sermões radicais e aos estrangeiros que representarem uma ameaça à segurança da França.


A ordem de seis meses se deveu "ao único propósito de evitar atos de terrorismo", disse o aviso emitido pelo chefe do Departamento de Seine-Saint-Denis. A decapitação de um servidor público por parte de um suposto radical islâmico, devido ao uso da sátira religiosa para explorar com os estudantes o debate sobre a liberdade de expressão, um princípio muito valorizado da democracia da França, convulsionou o país e chocou o mundo.


O ministro do Interior, Gérald Darmain, disse nesta nesta terça-feira (20/10) que a França enfrenta um "inimigo interno". No fim de semana, o reitor da Grande Mesquita de Pantin, M'hammed Henniche, lamentou o compartilhamento do vídeo nas redes sociais, depois que veio à tona que Samuel Paty foi vítima de uma campanha virtual de intimidação antes de ser assassinado.


LEIA MAIS: Mulher diz ter sido abusada por funcionário do SAMU dentro de ambulância durante atendimento na Bahia


Acompanhe todas as notícias sobre o coronavírus


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.