Geral

Óleo, arroz e tomate elevaram preços em todo o Brasil durante setembro, diz IBGE

Óleo, arroz e tomate elevaram preços em todo o Brasil durante setembro, diz IBGE

Por Da Redação

Óleo, arroz e tomate elevaram preços em todo o Brasil durante setembro, diz IBGE Antônio Cruz/Agência Brasil

As despesas com alimentação e bebidas ficaram 2,28% mais caros em setembro. Os dados são do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número, divulgado nesta sexta-feira (9/10), é três vezes maior do que o aumento registrado em agosto, de 0,78%.


Entre os produtos com maiores aumentos de preço estão o óleo de soja (27,54%) e o arroz (17,98%). O tomate teve alta de 11,72%; o leite longa vida, 6,01%, e as carnes, 4,53%. Segundo o Governo Federal, a comida foi a principal responsável pela inflação oficial no mês, de 0,64%. A alta dos alimentos ocorreu principalmente por causa da refeição dentro do domicílio, que subiu 2,89%. 


Como o dolar está alto, os produtores preferem exportar o produto, que fica mais lucrativo do que vender no próprio país. “Quando se exporta mais, reduz os produtos para o mercado doméstico e, com isso, temos uma alta nos preços”, explicou o pesquisador do IBGE Pedro Kislanov.


Outro grupo de despesas com impacto importante na inflação em setembro foi o de transportes (0,70%), cuja alta de preços foi puxada pela gasolina (1,95%), óleo diesel (2,47%), etanol (2,21%) e passagens aéreas (6,39%). Também tiveram altas de preços os grupos artigos de residência (1%), habitação (0,37%), vestuário (0,37%), comunicação (0,15%) e despesas pessoais (0,09%).


Por outro lado, saúde e cuidados pessoais teve deflação (queda de preços) de 0,64%, principalmente devido ao item plano de saúde, cujos preços recuaram 2,31% devido a decisão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) de suspender até o fim do ano os reajustes dos planos. Educação também teve deflação de 0,09%.


LEIA MAIS: Primeira parcela do auxílio emergencial extensão, de R$ 300, começa a ser pago aos nascidos em abril


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.