Organização Mundia do Comércio será comandada por mulher pela primeira vez na história, após comando de brasileiro
Organização Mundia do Comércio será comandada por mulher pela primeira vez na história, após comando de brasileiro
O porta-voz da Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou nesta quinta-feira (8/10) os nomes das duas finalistas na disputa para suceder o brasileiro Roberto Azevêdo, que deixou o cargo em 31 de agosto, um ano antes do fim de seu mandato.
Pela primeira vez na história, a OMC será comandada por uma mulher. As candidatas ao cargo são a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala e a sul-coreana Yoo Myung-hee, que serão submetidas a uma terceira rodada de consultas com os Estados-membros entre 19 e 27 de outubro.
A vencedora deve ser anunciada até 7 de novembro. Okonjo-Iweala, 66 anos, foi a primeira ministra das Finanças e das Relações Exteriores na história da Nigéria e tem um quarto de século de carreira como economista no Banco Mundial. Já Yoo, 53, é a atual ministra do Comércio da Coreia do Sul.
O brasileiro encerraria seu segundo mandato de quatro anos em 2021, mas deixou o cargo de diretor-geral da OMC em 31 de agosto, alegando uma decisão "pessoal" e sem "motivações políticas".
LEIA MAIS: "Piscina da favela" na Gal Costa: banhos diários, cerveja gelada e riscos dentro de obra da Conder
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.