Geral

"Não tem de onde tirar", diz vice-presidente Hamilton Mourão sobre financiamento do Renda Cidadã

"Não tem de onde tirar", diz vice-presidente Hamilton Mourão sobre financiamento do Renda Cidadã

Por Da Redação

"Não tem de onde tirar", diz vice-presidente Hamilton Mourão sobre financiamento do Renda CidadãAntonio Cruz/ Agência Brasil

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse à imprensa nesta quinta-feira (1/10) que o governo federal não vê alternativa para financiar o programa social Renda Cidadã. A ideia foi anunciada na última segunda-feira (28/9) como substituta do Bolsa Família e do auxílio emergencial a partir do ano que vem. 


Mourão afirmou que o governo praticamente já descartou a possibilidade de financiamento. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) havia anunciado a intenção de usar recursos do novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e de precatórios para financiar o Renda Cidadã.


"Esse assunto já virou a página, já acabou", disse Mourão. "Voltou atrás, provavelmente não vai usar", completou o vice-presidente. Mourão também sinalizou a desistência da proposta de adiamento do pagamento de precatórios, que são dívidas que o governo tem de assumir por determinação da Justiça. Na última quinta-feira (30), o ministro da Economia Paulo Guedes já havia antecipado que o governo tinha voltado atrás.


"Acredito que não também", respondeu Mourão, sobre o possível uso dos recursos dos precatórios. "Não tem de onde tirar, essa é a realidade", afirmou Mourão. A dificuldade do governo é encontrar uma fonte de recursos que não interfira no teto de gastos definido pelo orçamento da União. O Fundeb e os precatórios foram considerados justamente por fugirem ao limite imposto pelo teto.


LEIA MAIS: Fachin nega pedido de Lula para suspender processo do tríplex


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.