Prefeito é afastado das atividades para tratar Covid-19 e vereadores 'obrigam' o vice a assumir o cargo; entenda
Prefeito é afastado das atividades para tratar Covid-19 e vereadores 'obrigam' o vice a assumir o cargo; entenda
Os vereadores do município de Olindina, a 211 km de Salvador, rejeitaram nesta sexta-feira, (11/9), o pedido de licença médica do vice-prefeito Carlos Ubaldino Filho, o Carlinhos. A administração local estava sem gestor desde a última quarta-feira (9), quando ele solicitou o afastamento. O prefeito eleito, Vanderlei Caldas, está internado em Salvador por conta da Covid-19.
A ação da Câmara de Vereadores foi necessária porque Carlinhos, que deveria assumir a prefeitura, não queria ocupar o cargo, já que ele tem a intenção de concorrer às eleições ainda este ano, no cargo de vereador. "Os colegas disseram duas preocupações com relação a Carlinhos: a primeira preocupação era que, se ele assumir o mandato de prefeito agora, ele só poderia ser candidato a prefeito [...] o segundo motivo que eles colocam é de que o município está parado, com contas a pagar", discursou o vereador José Nilton Júnior, conhecido como Junior de Morgan.
Os próximos na linha de sucessão seriam o presidente da Câmara, Albérico Ferreira dos Reis, e o vice-presidente da Casa, José Dantas de Santana, mas ambos também não demonstraram interesse. Os dois também pretendem concorrer à reeleição no final do ano.
O pedido de afastamento, feito pelo fato de Carlinhos apresentar sintomas de Covid, foi negado por 6 votos a 4. "Se está acometido pela Covid-19 e está em isolamento, e não está internado, nada impede de assumir o mandato. Fica sozinho no gabinete e começa a atender por home-office. Não precisa ninguem ter contato com ele", disse Junior de Morgan.
ASSISTA:
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.