Número de atendimentos realizados pelo Samu registra redução no mês de agosto
Número de atendimentos realizados pelo Samu registra redução no mês de agosto
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) registrou, no mês de agosto, a maior queda de chamadas desde o início da pandemia do novo coronavírus. Segundo o órgão, nos três primeiros meses da crise sanitária o aumento do número de pacientes foi bastante intenso.
No mês de março foram registrados 11.375 mil atendimentos, em abril, foram 14.047 mil e em maio subiu mais ainda, para 16.166 mil. Os dados revelam que, a partir do mês de junho, os índices começaram a cair, totalizando 13.048 mil. Já em julho a queda seguiu, alcançando 11.021 mil.
Por fim, no mês de agosto houve uma redução ainda maior, fechando o mês com apenas 8.511 atendimentos. “Com a chegada da doença, logo nos primeiros meses, tivemos um grande crescimento e chegamos a quase o dobro, com 16 mil atendimentos em apenas um mês. Além disso, nossa central 192 registrou um crescimento expressivo no número de chamados para tirar dúvidas e solicitar informações”, afirma o coordenador de Urgência e Emergência de Salvador, o médico Ivan Paiva.
Durante a pandemia, o Samu montou uma equipe para implantação do Serviço de Verificação de Óbito (SVO), atribuição que não pertencia ao serviço. Esses profissionais atuam nos domicílios para constatar os casos de mortes em casa.
"Mesmo com a queda em agosto, o número ainda foi acima do que a gente atendia antes da pandemia, mas dentro de uma variação normal. A gente tem feito, ainda, muitas transferências das UPAS para os leitos de UTI e enfermaria para tratamento da Covid-19, uma atribuição que não era nossa e passou a ser durante a pandemia. Esse é um fator que deve ser levado em consideração quando falamos em aumento do nosso número de pacientes atendidos", acrescenta Paiva.
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