Nordeste concentra metade de domicílios sem abastecimento de água no país, diz IBGE
Nordeste concentra metade de domicílios sem abastecimento de água no país, diz IBGE
Dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB), divulgados nesta quarta-feira (22/7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que dos 9,6 milhões de domicílios ainda não são ligados à rede de abastecimento de água. Metade está concentrada no Nordeste.
Os dados revelam ainda que o Brasil tem conseguido avançar no percentual de ligações de abastecimento por rede. Em 2017, eram 59,8 milhões de residências abastecidas no país, contra 45,3 milhões em 2008, último ano da PNSB. Com isso, o percentual subiu de 77,9% para 86,1% de cobertura.
A região Nordeste, por ter a maior parte de seu território no semiárido e enfrentar constantes secas, é afetada pelo fornecimento de água causando racionamentos. Em 2017, dos 22 municípios sem prestador de serviço de abastecimento de água, 13 eram do Nordeste, sete do Norte e dois do Centro-Oeste. Além de muitas casas sem água encanada, a região Nordeste ainda é a que mais sofre com intermitência no abastecimento e racionamentos.
A falta de abastecimento de água pode acarretar problemas sanitários, aponta o IBGE. Além disso, o levantamento ainda diz que a região é a que tem maior problema na qualidade da água. O volume de captação de água salobra chega a 10,2% do total no Nordeste, enquanto a média nacional é 2,7%. Também é no Nordeste que há o maior percentual de municípios sem estações de tratamento: 24,2%, quando a média nacional foi de 11,7%.
LEIA MAIS: CBF divulga tabela detalhada dos jogos do Brasileirão; confira as primeiras partidas da dupla BaVi
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.