Geral

Brasil bate recorde mundial de relâmpago com mais de 700 km, dizem cientistas da OMM

Brasil bate recorde mundial de relâmpago com mais de 700 km, dizem cientistas da OMM

Por Da Redação

Brasil bate recorde mundial de relâmpago com mais de 700 km, dizem cientistas da OMMilustrativa/divulgação/pexels

O comitê de especialistas da Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou, nesta sexta-feira (26/6), que o Brasil registrou a maior dimensão de um relâmpago já identificado. A maior distância relatada para um único raio cobriu uma faixa horizontal de 709 km no Sul do Brasil em 31 de outubro de 2018. "Isso é equivalente à distância entre Boston e Washington DC ou entre Londres e a fronteira da Suíça perto da Basileia", dizem os cientistas.


Além do caso brasileiro, a OMM ainda registrou outro recorde: a maior duração para um único relâmpago, com 16,73 segundos de um raio que se desenvolveu sobre o norte da Argentina em 4 de março de 2019. O recorde anterior para a maior distância detectada para um único relâmpago foi de 321 km em 20 de junho de 2007, no estado norte-americano de Oklahoma..


Os cientistas contaram com a participação de Rachel Albrecht, da Universidade de São Paulo (USP), além de especialistas chineses, americanos e europeus. A OMM alerta que os raios são um "grande perigo" e as descobertas são importantes para segurança.


LEIA MAISMedicamentos para hepatite apresentam bons resultados contra a Covid-19, revela Fiocruz


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.