Brasil bate recorde mundial de relâmpago com mais de 700 km, dizem cientistas da OMM
Brasil bate recorde mundial de relâmpago com mais de 700 km, dizem cientistas da OMM
O comitê de especialistas da Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou, nesta sexta-feira (26/6), que o Brasil registrou a maior dimensão de um relâmpago já identificado. A maior distância relatada para um único raio cobriu uma faixa horizontal de 709 km no Sul do Brasil em 31 de outubro de 2018. "Isso é equivalente à distância entre Boston e Washington DC ou entre Londres e a fronteira da Suíça perto da Basileia", dizem os cientistas.
Além do caso brasileiro, a OMM ainda registrou outro recorde: a maior duração para um único relâmpago, com 16,73 segundos de um raio que se desenvolveu sobre o norte da Argentina em 4 de março de 2019. O recorde anterior para a maior distância detectada para um único relâmpago foi de 321 km em 20 de junho de 2007, no estado norte-americano de Oklahoma..
Os cientistas contaram com a participação de Rachel Albrecht, da Universidade de São Paulo (USP), além de especialistas chineses, americanos e europeus. A OMM alerta que os raios são um "grande perigo" e as descobertas são importantes para segurança.
LEIA MAIS: Medicamentos para hepatite apresentam bons resultados contra a Covid-19, revela Fiocruz
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.