Adolescentes começam a ser vacinados contra a meningite a partir desta segunda-feira em Salvador
Adolescentes começam a ser vacinados contra a meningite a partir desta segunda-feira em Salvador
Adolescente de 11 e 12 anos de Salvador vão poder se proteger contra meningite e infecções generalizadas causadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y a partir desta segunda-feira (8/6). A vacina Meningo ACWY foi incluída no calendário básico de imunização do Sistema Único de Saúde da capital baiana estará disponível nas 143 salas de imunização da rede municipal.
Os postos da capital continuarão oferecendo a vacina meningocócica do sorotipo C, indicada para bebês aos 3 e 5 meses e com reforço aos 12 meses. De acordo com a subcoordenadora de Controle de Doenças Imunopreveníveis, Doiane Lemos, a introdução da ACWY na rede básica será fundamental para ampliar a proteção e quebrar a cadeia de transmissibilidade da patologia no município.
“Reforçamos o pedido para pais e responsáveis pelos adolescentes de 11 a 12 devem procurar os postos de saúde para imunização. A vacina é administrada em dose única, mesmo nos jovens que já foram protegidos pela meningocócica C na primeira infância. A vacinação é a melhor forma de proteção contra a meningite”, explicou Lemos.
Em Salvador, e estimativa é que existam 85 mil pessoas nessa faixa etária. O objetivo do Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 80% do público-alvo. Interessados devem comparecer em uma das salas de vacinação de segunda à sexta-feira, exceto feriados, das 08:00 às 17:00 horas, munidos de da carteira de vacinação. Assim como, um documento oficial de identificação com foto. Durante a vacinação da ACWY, os jovens poderão ter a caderneta atualizada com alguma vacina que esteja em atraso.
Meningite – É uma doença definida pela inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, chamadas meninges, e pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Os sintomas podem surgir de forma repentina e se caracterizam por febre, dor de cabeça, rigidez ou dor no pescoço, náuseas e vômitos. Manchas avermelhadas também podem surgir nas formas mais graves da doença, além de confusão mental, sonolência e dificuldade para acordar.
LEIA MAIS: Recém-inaugurado, hospital de campanha da Arena Fonte Nova recebeu 5 pacientes neste final de semana
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.