Barulho, tráfego de pessoas e buracos: moradores do Corredor da Vitória reclamam de transtornos causados por obra
Barulho, tráfego de pessoas e buracos: moradores do Corredor da Vitória reclamam de transtornos causados por obra
Em novembro de 2019, começavam as obras de requalificação no Corredor da Vitória, localizado no bairro da Vitória, em Salvador. Seis meses depois, as intervenções, que incluem serviços de pavimentação, requalificação das calçadas e implantação de via compartilhada para ciclistas e pedestres, continuam sendo realizadas no local, e tem desagradado moradores da região.
"Prejudicou bastante aqui", conta Osvaldo de Carvalho, 61 anos, que mora no bairro do Canela, vizinho à Vitória. "O banco Santander mesmo, estava fechado e só reabriu na semana passada, por questão do passeio. E ainda tem dificuldade, eu tô passando por aqui [lado esquerdo da via] porque ali [lado direito] está em obra e não tem por onde passar”, explica ele, apontando para a calçada com alguns buracos. Osvaldo também reclama da falta de cuidado com as árvores na avenida. "Tem muitas com os galhos partidos. A prefeitura vai esperar cair?", reclama.
O Aratu On verificou que as obras dificultam parte do acesso de transeuntes nas calçadas.
Fotos: Aratu On
Para os moradores da Vitória Celine Seixas, 62, e Ark Bahia, 64, o maior problema é o barulho causado pelas obras e o número de pessoas trabalhando por ali. "Já teve um pouco de barulho, o barulho tava ruim", diz ela, acrescentando, no entanto, que a situação já melhorou. "Podia ser mais rápido por causa do coronavírus, pois ia ter menos gente andando", completa Ark.
A empresa responsável pelas obras é a AJ Construtora, com recursos privados, disponibilizados pela Mansão Wildberger. Porém, a prefeitura de Salvador faz a fiscalização das intervenções, para manter o padrão executado na cidade. A qualidade do acabamento, inclusive, tem sido outro ponto problemático citado por aqueles que moram ou passam pela Vitória todos os dias.
Buracos ainda são encontrados próximos às calçadas, meses após início das obras.
Fotos: Aratu On
De acordo com o engenheiro responsável, Manoel Neto, a finalização deve acontecer em junho, já levando em conta o período de chuvas. "A obra tem sido feita em etapas, de maneira que minimizem esses transtornos. Mas, a gente sabe que toda obra, infelizmente, causa transtornos”, explica o profissional.
O Aratu On entrou em contato com a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), para saber se o órgão tem atuado para fiscalizar o projeto. Diferente do que foi informado pelo engenheiro da AJ Construtora, a Seinfra disse que o término das intervenções está previsto para o final deste mês.
Imagens mostram canteiros no Corredor da Vitória. Fotos: Aratu On
"A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) informa que o término das intervenções no Corredor da Vitória está previsto para o fim deste mês. O prazo estimado originalmente foi ampliado por conta das chuvas e da pandemia, que restringiu o número de funcionários atuando na obra a fim de cumprir as medidas de segurança", diz trecho do comunicado.
Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.