Geral

Evangélicos têm tendência pró-Bolsonaro e relativizam mais coronavírus, aponta pesquisa Datafolha

Evangélicos têm tendência pró-Bolsonaro e relativizam mais coronavírus, aponta pesquisa Datafolha

Por Da Redação

Evangélicos têm tendência pró-Bolsonaro e relativizam mais coronavírus, aponta pesquisa Datafolhailustrativa/Pexels

Em uma pesquisa divulgada recentemente, pelo Instituto Datafolha, os evangélicos aparecem com maior tendência a ser a favor do governo liderado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Esse mesmo grupo é o que mais relativiza a pandemia do novo coronavírus. 


O levantamento foi feito entre os dias 1º e 3 de abril, ouviu 1.511 pessoas por telefone, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. De acordo com o Datafolha, o índice de ótimo ou bom atribuído à condução da crise pelo presidente passa de 33%, na população em geral, para 41% considerando apenas os evangélicos.


LEIA MAIS: Secretário de Saúde afirma que carga de testes para Covid-19 está a caminho da Bahia: "Rui mandou buscar"



A mostra da pesquisa Datafolha considera que os evangélicos formam 31% da população com 16 anos ou mais, incluindo os do ramo pentecostal, que somam 15%. Os católicos são 51%. O presidente se declara católico, mas sua mulher, Michelle, é evangélica. A proximidade com líderes religiosos vem desde a época da campanha eleitoral.



Bolsonaro, em seu governo, costuma fazer gestos ao segmento evangélico, como comparecer a eventos, e já falou em nomear para o Supremo Tribunal Federal (STF) um ministro "terrivelmente evangélico". A indicação de um novo integrante do STF poderá ocorrer a partir de novembro deste ano, com a aposentadoria do ministro Celso de Mello.



Além disso, enquanto na população em geral 37% consideram que as pessoas devem sair para trabalhar, em vez de permanecer em isolamento, entre evangélicos esse número sobe para 44%.



A percepção entre evangélicos sugere um pouco mais de otimismo também sobre os efeitos do coronavírus na economia. Enquanto na população em geral 36% dizem que a Covid-19 vai prejudicar a economia por pouco tempo, entre o grupo religioso, o número vai a 41%.


Acompanhe todas as notícias sobre o novo coronavírus.


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.