Petrobras encerra atividades de oito sondas de produção na BA e cerca de 400 funcionários serão demitidos
Petrobras encerra atividades de oito sondas de produção na BA e cerca de 400 funcionários serão demitidos
Cerca de 400 trabalhadores que prestam serviços à Petrobras serão demitidos, após a companhia decidir encerrar as atividades de oito sondas de produção terrestre (SPTs), na Bahia. De acordo com o Sindicato dos Petroleiros da Bahia (Sindpetro), as sondas pertencem à empresa Perbras, que presta serviço à UO-BA.
Para o sindicato, além dos funcionários das SPTs, a suspensão das atividades também irá atingir os trabalhadores subcontratados nas atividades de transporte, alimentação e hotelaria.
Os municípios mais afetados pelas demissões e a redução das atividades de petróleo serão: Alagoinhas, Catu, Entre Rios, Araças e Esplanada.
Segundo o diretor de comunicação da Sindpetro Bahia, Radiovaldo Costa, as desativações e fechamentos de unidades e sondas de petróleo fazem parte de um "desmonte" da estatal no estado. “Os poços estão dando bons resultados e o seu custo de produção é cada vez menor. Esses equipamentos poderiam continuar em operação atendendo as necessidades da própria estatal e contribuindo com o desenvolvimento local, além do fortalecimento da economia baiana”, declarou.
Desde outubro do ano passado, já foram demitidos cerca de 400 empregados terceirizados que prestavam serviço na FAFEN, segundo o Sindipetro. Além disso, aproximadamente mil trabalhadores podem ser demitidos, caso o Edifício Torre Pituba (sede administrativa da Petrobras) seja totalmente desativado, o que deve acontecer até o mês de junho.
LEIA MAIS: Médico diz que coronavírus pode se espalhar em Salvador no Carnaval; "impossível evitar aglomerações"
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.