Guarda apreende 39 aves dentro de casa após denúncia em Dom Avelar
Guarda apreende 39 aves dentro de casa após denúncia em Dom Avelar
A Guarda Municipal de Salvador apreendeu 39 aves silvestres dentro de uma casa no bairro de Dom Avelar, na tarde de terça-feira (14/1). De acordo com a corporação, uma denúncia anônima via Central de Operações do órgão (CeOp) levou a guarnição até o imóvel.
Foram resgatados 29 canários da terra, nove papa-capins e um azulão. O suspeito, ainda segundo a GM, realizou a entrega espontânea das aves e foi notificado sobre a proibição da criação dos animais sem a autorização dos órgãos responsáveis (IBAMA ou INEMA).
Em 15 dias, uma equipe do Grupo de Proteção Ambiental (Gepa) irá retornar ao local para nova fiscalização. Caso o homem esteja com animais ilegais será conduzido para a delegacia. Todos os animais foram encaminhados para o zoológico de Salvador, onde uma equipe de veterinários irá avaliar a sanidade física das aves, e posteriormente fazer a soltura em área protegida para que o equilíbrio ambiental seja mantido.
Segundo o supervisor do GEPA, Robson Pires, o tráfico de animais silvestres é o terceiro tipo de crime mais praticado no mundo só perdendo para o tráfico de drogas e o tráfico de armas. “A GCM está atenta para este tipo de crime, e nossos agentes irão agir dentro do que reza a lei de crimes ambientais, para mitigar estes atos ilícitos”.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.