"Tudo resolvido": Após conversa com Trump, Bolsonaro afirma que EUA não vão sobretaxar aço brasileiro
"Tudo resolvido": Após conversa com Trump, Bolsonaro afirma que EUA não vão sobretaxar aço brasileiro
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, em transmissão ao vivo no Facebook, que os Estados Unidos decidiram não impor mais taxas sobre o aço e o alumínio do Brasil, após ter conversado por telefone com o presidente Donald Trump. Em postagem em sua conta no Twitter, Trump disse ter tido "um ótimo telefonema" com Bolsonaro, mas não mencionou o recuo na decisão de sobretaxar o aço e o alumínio do Brasil.
No dia 2 de dezembro, Trump havia afirmado no Twitter que taxaria o aço e o alumínio do Brasil e da Argentina, alegando que os países estavam desvalorizando suas moedas para obter vantagens no comércio exterior. A medida chamou atenção porque Bolsonaro vê os EUA como um aliado preferencial, e os dois presidentes já trocaram elogios publicamente mais de uma vez.
"Minha equipe fez contato com a equipe do governo do senhor Donald Trump. E fomos conduzindo a conversa sobre o que seria melhor sobre a sobretaxação do aço e do alumínio", disse Bolsonaro na transmissão. O presidente brasileiro foi além. "Agora há pouco, então, tive a grata satisfação de receber um telefone de Trump, uma conversa de 15 minutos. Entendi o que ele queria, e dei meus argumentos. Ele se convenceu, e decidiu dizer a todos nós brasileiros que nosso aço e alumínio não serão sobretaxados. Repito: não serão sobretaxados".
"Dessa forma, nossa política continua tendo a melhor força possível, porque há muito o Brasil vinha se afastando dos Estados Unidos", disse.
"Os EUA são grandes parceiros nossos, a amizade pessoal, a simpatia que tenho para ele e ele para comigo continuam mais fortalecidas ainda."
Bolsonaro destacou que vem conversando com o governo americano desde o anúncio das taxas. "Nós ligamos muitas vezes e eles ligaram para nós e chegamos a um bom termo", concluiu Bolsonaro.
LEIA MAIS: Fies pode ter vagas reduzidas quase pela metade em 2021; veja mais mudanças
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.