Loja de departamentos cria crachá diferente para funcionárias menstruadas; entenda
Loja de departamentos cria crachá diferente para funcionárias menstruadas; entenda
Uma empresa de varejo do Japão decidiu inovar no crachá usado pelos funcionários. As funcionárias da loja que estão em período menstrual ganharam uma etiqueta diferente, com uma boneca chamada de "Senhorita Menstruação".
A porta voz da empresa Daimaru disse a BBC News que a ideia era identicar as funcionárias menstruadas para que os colegas dessem ajuda adicional ou pausas mais longas durante a jornada de trabalho durante esse período do mês.
Porém, o crachá fica exposto também para os clientes, que reclamaram da iniciativa da filial da loja na localidade de Umeda. O crachá foi implementado em outubro, mas, em entrevista divulgada neste domingo (1/12) à BBC, a empresa disse que "vai repensar" sua política em relação à pequena identificação. "Nunca houve a intenção de compartilhar informações menstruais com os clientes", disse Yoko Higuchi, porta-voz da loja.
Ainda de acordo com a reportagem, Os crachás foram introduzidos após uma sugestão dos próprios funcionários e entregues para serem utilizados voluntariamente. Após a repercussão negativa, a empresa decidiu não cancelar sua política, embora tenha anunciado que está reavaliando a estratégia. A porta-voz disse que irão buscar uma maneira diferente de sinalizar a condição das funcionárias aos colegas sem alertar os clientes.
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.