Geral

Raquel Dodge pede que STF suspenda ordem para apreensão de livros com temática LGBT

Raquel Dodge pede que STF suspenda ordem para apreensão de livros com temática LGBT

Por Da Redação

Raquel Dodge pede que STF suspenda ordem para apreensão de livros com temática LGBTDivulgação

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu, na manhã deste domingo (8/9) ao Supremo Tribunal Federal (STF), a suspensão da decisão judicial que tinha permitido a apreensão de livros que tenham temática LGBT na Bienal do Livro no Rio de Janeiro.

No sábado (7), o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro fez com que a ordem do prefeito Marcelo Crivella de fiscalização e apreensão de publicações com "conteúdos impróprios" voltasse a valer. No dia anterior, uma liminar do mesmo tribunal tinha suspendido a possibilidade de recolhimento de obras.

A procuradoria-geral da República explicou, em comunicado, que foi encaminhada ao presidente do STF, o ministro Dias Toffoli, a "petição de contracautela que tem como objeto a decisão do presidente do Tribunal de Justiça do Estado que suspendeu liminar concedida em mandado de segurança apresentado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e a empresa GL Events Exhibitions".

No texto, Raquel Dodge afirma que a medida "visa a impedir a censura ao livre trânsito de ideias, à livre manifestação artística e à liberdade de expressão no país".

Ela ainda contesta a principal argumentação Claudio de Mello Tavares, defendendo que não existe afronta ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990) na distribuição de conteúdos sobre a temática. A principal polêmica é em torno do HQ da Marvel "Vingadores - A Cruzada das Crianças:", que mostra em uma imagem um beijo entre dois homens.

"A decisão ora impugnada fere frontalmente a igualdade, a liberdade de expressão artística e o direito à informação, que são valorizados intensamente pela Constituição de 1988, pelos tratados internacionais de direitos humanos ratificados pelo Brasil e, inclusive, por diversos precedentes do E. Supremo Tribunal Federal", disse.

LEIA MAIS: Mega-Sena sorteia nesta segunda-feira prêmio de R$ 80 milhões; saiba mais

Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.

Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.