Lei que proíbe sacolas plásticas começa a valer nesta quarta (26) no RJ
Lei que proíbe sacolas plásticas começa a valer nesta quarta (26) no RJ
Os supermercados do Rio de Janeiro estarão proibidos, a partir desta quarta-feira (26/6), de oferecer sacos ou sacolas plásticas descartáveis aos clientes.
De acordo com a Lei Estadual nº 8.006/18, publicada no dia 25 de junho de 2018, os estabelecimentos deverão oferecer sacolas confeccionadas com materiais recicláveis ou biodegradáveis. A determinação começa a valer nesta quarta-feira para grandes empresas. As pequenas e micro terão mais seis meses para se adaptar.
LEIA MAIS: Vídeo: ladrão invade igreja para assaltar e é espancado por "fiéis" durante louvor
O presidente da Asserj, Fábio Queiróz, afirma que a maioria dos supermercados vai cobrar pela sacola biodegradável ?como forma de desincentivar o consumo?. Ainda segundo ele, a lei não determina a gratuidade.
?A partir de amanhã as sacolas plásticas brancas, convencionais, não estarão mais nas nossas lojas e serão substituídas por sacolas compostas por, no mínimo, 51% de recursos renováveis, como a cana-de-açúcar, com resistência de 4kg, 7kg ou 10kg, e que suportarão de 20 a 50 idas ao supermercado. Mas faço um apelo: adote uma bolsa para ir ao supermercado, de lona, de ráfia, essa é a solução?.