Geral

Lula pretende fazer greve na cadeia se a Justiça insistir em tornozeleira eletrônica

Lula pretende fazer greve na cadeia se a Justiça insistir em tornozeleira eletrônica

Por Da Redação

Lula pretende fazer greve na cadeia se a Justiça insistir em tornozeleira eletrônicaDivulgação
A colunista Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo, revelou nesta quinta-feira (6/6) que o ex-presidente Lula não está disposto a usar tornozeleira eletrônica. O blog ouviu juristas e petistas ligados a Lula com a seguinte dúvida: Mas e se, ao conceder o regime semiaberto, a Justiça insistir no uso da tornozeleira? O que acontecerá?


O ex-presidente disse a interlocutores que, neste caso, pretende permanecer na prisão. Para os advogados de Lula, o uso ou não de tornozeleira ainda é uma especulação, pois há embargos pendentes de julgamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ) que podem, em tese, levar à absolvição.


A questão da progressão da pena para o regime semiaberto é subsidiária no recurso. Mas se o STJ rejeitar os embargos quanto à absolvição e acolher a progressão de regime, normalmente o tribunal encaminha o processo para que o juízo da execução "fixe as condições".


O caso deve ficar com a juíza Carolina Lebbos, da 12ª Vara Federal, responsável pela custódia do ex-presidente em Curitiba. Ela já proferiu outras decisões optando pela tornozeleira.


A defesa de Lula, então, deverá recorrer. E é aí que pode haver o impasse: se a juíza mantiver a decisão de que Lula só deixa a prisão com tornozeleira, o ex-presidente deve optar por ficar na cadeia, segundo especulou com interlocutores.


Então, somente em setembro Lula poderá, talvez, sair sem tornozeleira. É quando ele terá cumprido um sexto da pena a que foi condenado pelo STJ (8 anos, 10 meses e 20 dias). E a defesa poderá cobrar que se desconte o período em que ele já ficou preso. Com a pena abaixo de 8 anos, aí sim, Lula pode ser liberado.


LEIA MAIS: Ex acusa Devinho Novaes de agressão e posta suposta foto do cantor armado; veja



Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuon.com.br/aovivo. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.