Geral

Oito funcionários da Vale são presos em investigação sobre Brumadinho

Oito funcionários da Vale são presos em investigação sobre Brumadinho

Por Da Redação

Oito funcionários da Vale são presos em investigação sobre BrumadinhoUol

Oito funcionários da Vale foram presos na manhã desta sexta-feira (15/2) pela Polícia Civil de Minas Gerais em uma operação que investiga o rompimento da barragem de Brumadinho. O pedido das prisões foi feito pelo Ministério Público de Minas Gerais (MP-MG).


De acordo com a Promotoria, todos são diretamente envolvidos na segurança e estabilidade da barragem, que se rompeu em 25 de janeiro. Até o momento, a tragédia deixou 166 mortos e 147 desaparecidos. A barragem é de propriedade da Vale.


Os funcionários alvos da operação desta sexta ficarão presos temporariamente por 30 dias, de acordo com a decisão do juiz Rodrigo Heleno Chaves.


As prisões foram determinadas por haver “razões de autoria ou participação dos investigados na prática de centenas de crimes de homicídio qualificado, considerados hediondo”. Eles também poderão ser responsabilizados por crimes ambientais e de falsidade ideológica. Todos os presos serão ouvidos pelo MP-MG.


Entre os presos, há quatro gerentes e quatro integrantes de equipes técnicas: Joaquim Pedro de Toledo Renzo, Albieri Guimarães Carvalho, Cristina Heloíza da Silva Malheiros, Artur Bastos Ribeiro, Alexandre de Paula Campanha, Marilene Christina Oliveira Lopes de Assis Araújo, Hélio Márcio Lopes da Cerqueira e Felipe Figueiredo Rocha.


Além dos mandados de prisão, a Justiça autorizou o cumprimento de mandados de busca de apreensão contra integrantes da empresa alemã Tüv Süd, que certificou a segurança da barragem para a Vale. Entre eles, estão um diretor, um gerente e dois membros da área técnica da Tüv Süd.


A sede da Vale, no Rio de Janeiro, também foi alvo de busca e apreensão. Procurada, a Vale ainda não se manifestou sobre as prisões de seus funcionários.


LEIA MAIS: Manifestação de policiais civis pede cassação de advogado agressor nesta sexta-feira


Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.


Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Aratu On.

Aratu On

O Aratu On é uma plataforma focada na produção de notícias e conteúdos, que falam da Bahia e dos baianos para o Brasil e resto do mundo.

Política, segurança pública, educação, cidadania, reportagens especiais, interior, entretenimento e cultura.
Aqui, tudo vira notícia e a notícia é no tempo presente, com a credibilidade do Grupo Aratu.

Siga-nos

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.