Técnica transforma células cancerígenas em gordura e impede a metástase
Técnica transforma células cancerígenas em gordura e impede a metástase
Um novo tratamento feito com células do câncer de mama, testado apenas em camundongos, até o momento, transforma as mesmas em gordura e evita a metástase (quando a doença se espalha pelo corpo). Os resultados são de uma pesquisa realizada por cientistas do Departamento de Biomedicina da Universidade de Basileia, na Suíça, publicada na revista Cancer Cell, segundo publicação da BBC News.
As células cancerígenas, geralmente, podem mudar suas propriedades moleculares para adotar as características de outras e, assim, separar-se do grupo original. É assim que conseguem ir para outras partes do corpo, por meio da corrente sanguínea.
LEIA MAIS: Lula é condenado a 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção
O que os cientistas fizeram foi usar esse processo natural para agir contra as próprias células cancerígenas, impedindo que as mesmas vão para o sangue.
Eles deram uma combinação de duas drogas aos camundongos: uma para diabetes tipo 2, chamada rosiglitazona, e um inibidor do crescimento e disseminação de células cancerígenas, o trametinibe.
O tratamento mostrou que as células cancerígenas foram convertidas em gordura em vez de continuar a divisão celular que acontece antes da metástase. As células geradas com o tratamento resultantes eram iguais às adiposas comuns, que não podem ser transferidas para outros tecidos, nem se mover pelo organismo através do sangue.
Os responsáveis pela pesquisa esperam que, no futuro, o método possa ser utilizado ao lado dos tratamentos de quimioterapia e consiga impedir o crescimento do tumor e sua disseminação para outras partes do corpo.
LEIA MAIS: ?Bloco do Vira-Lata? acontece neste mês para diversão do seu pet; confira
Acompanhe nossas transmissões ao vivo e conteúdos exclusivos no www.aratuonline.com.br/aovivo e no www.aratuonline.com.br/lives. Nos mande uma mensagem pelo WhatsApp: (71) 99986-0003.